Quarteto de Cordas de Guimarães na Capela do Paço dos Duques e sábado em Briteiros

Semana do novo projeto cultural termina com a realização de dois concertos, um na cidade e outro no concelho. Esta é a segunda de quatro residências artísticas em 2016.
A segunda residência artística do Quarteto de Cordas de Guimarães decorre este fim de semana com um concerto na Capela do Paço dos Duques de Bragança, esta sexta-feira, 17 de junho, às 22 horas, realizando-se na noite seguinte, 18 de junho, às 21:30 horas, a segunda atuação numa freguesia do concelho, mais precisamente na Igreja Paroquial de Briteiros S. Salvador.
O Quarteto de Cordas de Guimarães é uma inovadora aposta de residência artística, que visa desenvolver uma oferta constante na área da música de câmara, a partir de Guimarães. Este projeto cultural tem como base a realização de uma série de concertos regulares na cidade e no concelho, promovendo Guimarães como plataforma de criação própria que servirá de embaixador da cidade, tanto em Portugal como no estrangeiro.
A criação de uma forte identidade artística, aliada à promoção de novas pontes com outras artes, tais como as artes visuais, dança e artes plásticas, fomentando a criação artística “made in Guimarães”, são os principais objetivos desta formação. Os violinistas Emanuel Salvador e Álvaro Pereira, a polaca Emilia Goch e a violoncelista Catarina Gonçalves são os quatro músicos que integram este projeto, que terá mais três momentos altos em 2016.
Em junho, a residência artística decorre na terceira semana do mês, realizando-se os concertos nos dias 17 e 18, tendo como programa W. A. Mozart Divertimento em Fá Maior, C. Montero Quarteto de Buenos Aires e A. Dvorak Quarteto “Americano”. O mês de setembro começa com nova residência artística, estando agendados os espetáculos para os dias 09 e 10, com o seguinte alinhamento: G. Puccini Crisantemi, D. Schostakovich Quarteto nº 8 e F. Schubert “A Morte e a Donzela”. A última formação artística do ano tem início no dia 12 de dezembro, com os concertos nas noites de 16 e 17 do mesmo mês, tendo como propostas musicais F. Branco Quarteto nº 1 e E. Grieg G minor.
Notícias relacionadas
-
Projeto do Parque Florestal da Quinta da Ponte vai requalificar uma importante zona verde de BriteirosDestaque Homepage
Projeto do Parque Florestal da Quinta da Ponte vai requalificar uma ...
22 Mar -
O Rock NO Rio Febras está de volta em 2024 para uma experiência épicaNotícias Cultura
O Rock NO Rio Febras está de volta em 2024 para uma experiência épica
19 Fev