Segurança e Saúde nas atividades com exposição solar excessiva e calor intenso

As alterações climáticas que se têm vindo a sentir nos últimos anos têm provocado mudanças significativas nas condições ambientais, impactando diretamente também o mundo do trabalho.
Em consequência, verifica-se o aumento da exposição dos trabalhadores, que exercem a sua atividade ao ar livre, à radiação ultravioleta e a fenómenos climáticos extremos, como o calor intenso. Estes novos desafios impõem respostas adequadas no domínio da segurança e saúde no trabalho, nomeadamente através da adaptação às novas condições, da promoção de atitudes preventivas e da disseminação de informação clara e objetiva.
Tendo em consideração o aumento das temperaturas médias e das ondas de calor assim como os valores de índices ultravioleta elevados que se vão fazendo sentir, cada vez com mais regularidade, é então urgente adotar medidas de adaptação e prevenção.
Neste contexto, e tendo em conta que o Município de Guimarães tem cerca de 280 trabalhadores operacionais que diariamente realizam as suas atividades ao ar livre e/ou sob calor intenso, o Gabinete de Segurança e Saúde no Trabalho tem implementada uma série de medidas que visam a sua proteção.
Desde medidas organizacionais, como a alteração do horário de trabalho para não coincidir com as horas de maior calor, adaptação de ritmos de trabalho, aumento das pausas, melhor planeamento do trabalho; a medidas de âmbito técnico, como a aquisição de guarda-sóis e tendas portáteis para proporcionar sombra durante o trabalho e nas pausas; passando por medidas de proteção individual através da disponibilização de fardamento de cores claras, bonés e chapéus de aba larga, óculos de proteção solar e creme de proteção solar profissional.
Em simultâneo, estão também a ser realizadas ações de sensibilização dedicadas ao risco da exposição solar excessiva e seus impactos na segurança e saúde dos trabalhadores.
Todas estas medidas já implementadas, e as que se seguirão, têm como objetivo responder à necessidade crescente de garantir as condições mínimas de segurança e saúde no trabalho, assim como de informação e sensibilização sobre os riscos associados à exposição solar excessiva e ao calor intenso no local de trabalho, e como preveni-los da forma mais eficaz.
Frederico Pereira
Chefe do Gabinete de Segurança e Saúde no Trabalho