Alunos Erasmus da UMinho recebidos na Câmara da Cidade Universitária

Guimarães deu as boas-vindas no início do 2º semestre
Mais de oito dezenas de alunos que estão a estudar no Polo de Guimarães da Universidade do Minho, ao abrigo do programa Erasmus e de outros programas de mobilidade internacional, foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, esta terça-feira, 18 de março, no âmbito da política de internacionalização de Guimarães enquanto cidade universitária.
Guimarães deu as boas-vindas no início do 2º semestre
Mais de oito dezenas de alunos que estão a estudar no Polo de Guimarães da Universidade do Minho, ao abrigo do programa Erasmus e de outros programas de mobilidade internacional, foram recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, esta terça-feira, 18 de março, no âmbito da política de internacionalização de Guimarães enquanto cidade universitária.
Presidida por Domingos Bragança, Presidente da Autarquia, e pelo Vice-Reitor, Rui Vieira de Castro, em representação do Reitor da Universidade do Minho, a sessão de boas-vindas da cidade no início do segundo semestre letivo constituiu um “momento histórico”, como apelidou Orlando Grossegesse, Diretor do BabeliUM – Centro de Línguas da UMinho.
Esta foi a primeira vez que o Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães acolheu estudantes da Universidade do Minho, residentes na cidade ao abrigo de programas de mobilidade interuniversitária. “Quero que se sintam bem, pois é nosso objetivo receber estudantes de todo o mundo. Para o futuro, Guimarães quer afirmar o estatuto de cidade universitária, de conhecimento, tecnologia, ciência e inovação”, destacou Domingos Bragança.
“Temos uma Câmara e uma Universidade abertas ao Mundo e, ao darmos a nossa cultura, sabemos que recebemos mais de outras culturas. A cidade, com esta dimensão cosmopolita, tem a história e o contemporâneo connosco e, com os estudantes a residirem aqui, tem o futuro pela frente”, considerou o Presidente do Município, que manifestou o “desejo expresso de repetir mais vezes a experiência”.
Cerca de uma centena de alunos Erasmus irá permanecer em Guimarães até ao início de julho. Provenientes de países como a Finlândia, Tunísia, Alemanha, Síria, França, Timor, Turquia, Dinamarca, Suécia, Itália, Espanha, Roménia, Geórgia, Iraque, entre outras nacionalidades, este grupo de estudantes está a frequentar Mestrados e Doutoramentos em Engenharia, Arquitetura e Geografia, no Polo de Azurém da Universidade do Minho. Ao mesmo tempo, aprendem uma nova língua estrangeira, o português, “num quadro de promoção do multilinguismo”, como referiu Rui Vieira de Castro, elemento da Reitoria com funções delegadas para as Relações Externas.
“Guimarães, que tem uma enorme carga simbólica para os portugueses, proporciona aos estudantes estrangeiros um conjunto muito amplo de experiências, designadamente no plano cultural. A nossa expetativa é que possam beneficiar das experiências académicas que a Universidade oferece e das muitas outras experiências permitidas pela própria cidade”, mencionou o Vice-Reitor.
Numa sessão onde também marcaram presença elementos do Executivo Municipal e da Universidade do Minho, entre os quais, Xaquín Nuñez Sabariz, Vice-Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas, e Micaela Ramón, Coordenadora da área do Português Língua Estrangeira (PLE), a receção realizada no Salão Nobre foi abrilhantada por uma atuação musical de um dos alunos, concebida especialmente para esta cerimónia.
“Tradicionalmente, a Universidade do Minho tem uma relação muito forte com Guimarães, mas também com a Câmara de Guimarães. Estamos, inclusivamente, a trabalhar numa divulgação conjunta, da universidade e da cidade, numa articulação que é muito virtuosa. Nesta medida, é muito importante para nós tê-los aqui hoje! A UMinho está fortemente comprometida com a sua internacionalização e, nela, a mobilidade dos estudantes é um aspeto essencial. É notável a forma como a nossa universidade se torna cada vez mais cosmopolita…”, realçou Rui Vieira de Castro, numa sessão pública que terminou com uma mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães: “Ao voltarem para a vossa terra, enviem outros alunos para aqui…”, sugeriu Domingos Bragança.
ÁUDIO
FOTOS
FOTOS | Paulo Pacheco/CMG