Ciclo de Concertos de Páscoa 2014 começa esta sexta-feira na Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Câmara Municipal de Guimarães vai comemorar a quadra pascal com a realização de um ciclo de seis espetáculos musicais. O primeiro decorre já no final desta semana, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
A 16ª edição do Ciclo de Concertos de Páscoa principia em Guimarães esta sexta-feira, 04 de abril, e prolonga-se até ao dia 16 de abril, com a Câmara Municipal a associar-se às comemorações da quadra pascal, apresentando seis concertos com entrada gratuita, condicionada à lotação dos espaços onde decorram.
O Orfeão do C.C.D. da Coelima, com um grupo instrumental, dará início ao conjunto de espetáculos musicais, realizando um concerto na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, agendado para as 21:30 horas de sexta-feira. Na noite seguinte, no sábado, 05 de abril, à mesma hora, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira recebe as atuações do Grupo Coral de Ponte e do Grupo Coral de Pevidém.
No dia 11 de abril, pelas 21:30 horas, é a vez do Paço dos Duques de Bragança receber um Concerto de Páscoa, com a Orquestra de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá. No dia 12, igualmente à mesma hora, o Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor é palco do concerto com a orquestra “OJ.COM”, a cargo do maestro Cesário Costa.
No domingo, 13 de abril, às 17 horas, a Igreja de S. Francisco acolhe um espetáculo dirigido pelo maestro Vítor de Matos, com a Orquestra e Coro da Academia de Música Valentim Moreira de Sá. Na quarta-feira, 16 de abril, pelas 21:30 horas, há novo concerto na Igreja de S. Francisco, encerrando o ciclo de música pascal com a atuação de “Sancta Víscera Tua”, um projeto de comunidade “Outra Voz + SOOPA”.
Tal como sucede com outras quadras religiosas da tradição cristã, a Páscoa inspirou diversos autores, ao longo dos séculos, a celebrar o evento bíblico através da música. Assinalar a festividade religiosa é, neste caso, pretexto para celebrar a música e os seus intérpretes e para a ouvir juntamente com familiares ou amigos em espaços que lhe acrescentam magia e solenidade.
Nesta edição, a Câmara Municipal de Guimarães privilegia atuações de jovens intérpretes vimaranenses (ou que estejam a estudar em Guimarães), procurando proporcionar-lhes mais uma experiência de concerto, enquanto se divulga a excelência do trabalho desenvolvido em Guimarães nesta área, contando também com a participação de diversos coros.
O público poderá ainda assistir à estreia, em Guimarães, da Orquestra OJ.COM, um projeto dos Conservatórios Oficiais de Música portugueses, e presenciar a SANCTA VÍSCERA TUA, peça sonora e cénica construída a partir dos arquétipos presentes na estrutura de uma Via Sacra - literalmente percurso sacro - que na sua génese propõe a re-encenação do sacrifício, num projeto de comunidade com direção e composição de Jonathan Saldanha.
Ligação para transferência do “Press Kit”: http://we.tl/65XsHRDlww
[ PROGRAMA ]
4 de abril, sexta-feira, 21h30
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Orfeão do C.C.D. da Coelima
Com Grupo Instrumental
Solistas: Conceição Fontão / Alberto Sousa
Órgão: Verónica Costa
Direção: Prof. Francisco Ribeiro
Programa
Sanctus-Ex. Missa “De Beata Virgine Maria” - Filipe de Magalhães
Velum Templi - Manuel Cardoso
Ay Mi Dios - D. Pedro de Cristo
Ave Maria - T. Luís de Vittória
Locus Iste - A. Bruckner
Ave, Verum Corpus - A. Mozart
Benedicat Vobis - G. F. Häendel
My Lord (Espiritual Negro) - Anónimo/Harm. Carlos Gama
Meu Jesus Minha Alegria (Extr. Cantata 147) – J. S. Bach
Tollite Hostias - Saint Säeus
Requiem (Introito) - Carlos Gama
Halleluja (D’O Messias) - G. F. Häendel
5 de abril, sábado, 21h30
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
Grupo Coral de Ponte e Grupo Coral de Pevidém
Flauta Transversal - Soraia Alexandre Costa
Viola de Arco - Marta Moreira
Violinos - Ana Catarina Costa, Catarina Pereira, Cláudia Carvalho
Trompete - Rafael Pereira
Saxofone - Pedro Melo
Direção Artística - Profª Dulce Lopes
Programa Grupo Coral de Pevidém
Adoramus Te Christe - F. Rosselli
Miserere - António Lotti
O Bone Jesu - Marco António Ingegneri
Coral da Paixão S. Mateus (Eu Quero Estar Vizinho) - J. S. Bach
Les Choristes - Instrumental
Coral (Misteriosa Madrugada) - Anónimo
Gabriel's Oboe – Arranjo Paulo Rowlands - Instrumental
Cannon – Pachelbel - Instrumental
Coral (Cantemos ao Senhor) - J. S. Bach
Glória a Deus - M. Borda
Programa Grupo Coral de Ponte
O Jesu Christe – Von Berchem
Cruz Fiel e Redentora – Manuel Faria
Popule Meus (IMPROPERIUS) – TL Victoria
Lacrimosa - Mozart
Angels Rolled de Stone Away – Easter Spiritual
He is Risen - Joachim Neander / Arranjo Sally Deford
Gloria - I - António Vivaldi.
11 de abril, sexta-feira, 21h30
Paço dos Duques de Bragança
Orquestra de Sopros da Academia de Musica Valentim Moreira de Sá
Solista Rómulo Vieira - trombone
Direcção Vasco Silva de Faria
Parceria: Academia de Musica Valentim Moreira de Sá
Programa
A Festive Overture - Alfred Reed
Ferdinand David Concertino para Trombone
Solista Rómulo Vieira - trombone
The Chronicles of Narnia - H. Gregson-Williams arr. Paul Murtha
Ammerland - Jacob de Haan
Gladiator - Frank Bernaerts
Independence Day - David Arnold Arr. Michael Story
12 de abril, sábado, 21h30
Grande Auditório do CCVF
Concerto OJ.com
Maestro - Cesário Costa
Programa
Gustav Mahler (1860 -1911)
Sinfonia nº 1 “Titan”
I. Langsam. Schleppend
II. Kraftig Bewegt, Doch Nicht zu Schnell
III. Feirerlich und Gemessen, Ohne zu
IV. Sturmisch Bewegt
Carl Nielsen (1865-1931)
Concerto para flauta
1. Allegro moderato
2. Allegretto
A Orquestra Jovem OJ.COM é um projeto dos Conservatórios Oficiais de Música que já vai na sua XIII edição com o esforço e empenhamento dos Conservatórios públicos do ensino especializado da música. Este projeto nasceu no ano 2002 e o primeiro estágio realizou-se na Madeira. Desde então nunca mais parou e tem percorrido todos os Conservatórios que fazem parte integrante deste grupo.
Esta iniciativa constitui uma experiência única no nosso sistema educativo nacional ao criar condições para o intercâmbio nacional de jovens instrumentistas sem qualquer tipo de encargo financeiro para as suas famílias.
Projeto anual que visa potenciar ao máximo as vivências e as competências de jovens músicos instrumentistas, confrontando-os com provas de seleção para integrarem uma orquestra sinfónica, realizadas pelo maestro que assume nesse ano a direção artística, convidado pelo Conservatório organizador.
Segue-se um estágio intensivo e árduo, na primeira semana da interrupção letiva da Páscoa, que foi o que aconteceu de 7 a 13 de abril, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
A orquestra sinfónica com os seus 90 elementos, que se apresenta no dia 12 de abril, no Palácio Vila Flor, em Guimarães, no dia 13 de abril, no Theatro Circo, em Braga, e no dia 2 de maio, nos Dias da Música, no CCB, em Lisboa, tem direção artística do Maestro Cesário Costa.
13 de abril, domingo, 17h00
Igreja de S Francisco
Orquestra e Coro da Academia de Musica Valentim Moreira de Sá
Maestro – Vitor Matos
Parceria: Academia de Musica Valentim Moreira de Sá
Programa
António Vivaldi
“Glória“
16 de abril, quarta-feira, 21h30
Igreja de S Francisco
SANCTA VÍSCERA TUA
Projeto de comunidade “Outra Voz + SOOPA”
Direção e composição - Jonathan Saldanha
Encenação - Jonathan Saldanha e Catarina Miranda
Apoio: Venerável Ordem Terceira de S. Francisco e
Oficina – Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães
Peça sonora e cénica construída a partir dos arquétipos presentes na estrutura de uma Via Sacra - literalmente percurso sacro - que na sua génese propõe a re-encenação do sacrifício, numa celebração que é também vestígio dos mais arcaicos ritos de passagem e transformação. Este percurso, uma estrutura organizacional que é temporal e simbólica, serve de protocolo para abordar o sacrifício enquanto elemento visceral que acompanha transculturalmente a mediação coletiva humana entre a matéria e a anima, entre a carne e o espírito. A partir desse espaço intersticial será articulada uma construção vibracional de som, gesto, luz e voz.
A voz enquanto organismo primordial constituído por uma extrema visceralidade estabelece-se enquanto fluxo sonoro que transforma pela matéria o sentido, filtrando pelas suas cavidades internas ruídos, vibrações e ímpetos. A voz rude, como potência de evocação e intenção, surge como emissor de sinal que intercepta a arquitectura da Igreja, pela ressonância das suas reentrâncias, paredes, nichos de santos, ossos e talha dourada, reconectando as dimensões mais telúricas e arcaicas do canto colectivo e do som, com o impacto na matéria.
SANCTA VISCERA TUA surge no seguimento de uma série de composições para massa coral e espaço, desenvolvidas desde 2010 (TEUFELS*BERG*RADARMASS/Berlim, KHŌROS ANIMA/CEC Guimarães 2012 e TUNNEL VISION/Tzadik) e que juntam um trabalho específico sobre a voz ressonante, pré-linguagem e autopoiesis na organização e elaboração de peças sonoras em movimento.
Ficha Técnica
Direcção e composição - Jonathan Saldanha
Dramaturgia - Jonathan Saldanha, Júlio Mendes Rodrigues
Encenação - Jonathan Saldanha, Catarina Miranda
Músicos e Performers - Ana Renata Polónia, Ana Sofia Albuquerque, Angélica Salvi, Antje Schmidt, Brendan Hemsworth, Catarina Miranda, Carlos Correia, Outra Voz, Ece Canli, Filipe Silva, Igor Bisser, João Carrapa, João Guimarães, João Pais Filipe, Jorge Carvalhal, Leonel Teles Meneses, Mónica Amado, Natércia Vaz Marques, Nuno Marques Pinto, Rui Leal, Rui Sousa, Sara Pereira, Sérgio Carvalho.
Assistência artística - André Cepeda, ARARA, Dayana Lucas, Padre João Carrapa, Nuno Pinto, Filipe Silva, Francisco Queimadela.
Produção - SOOPA, Sandra Carneiro