Obra para evitar inundações em Couros começa esta 2ª feira junto ao Instituto de Design

A instalação de uma infraestrutura hidráulica decorrerá na zona da Rua da Ramada, junto ao Instituto de Design de Guimarães. No final do mês de maio, a empreitada ficará concluída.
A Câmara Municipal de Guimarães, através do seu Departamento de Obras, vai dar início esta segunda-feira, 24 de março, à construção de uma infraestrutura hidráulica adjacente ao Instituto de Design, situado na Zona de Couros.
A execução da empreitada pretende ser capaz de resolver as frequentes inundações verificadas na zona posterior do edifício do Instituto de Design, na sua confluência com o parque de estacionamento do restaurante ali existente.
A intervenção, composta por três distintos troços, irá permitir recolher as águas pluviais a jusante do Largo República do Brasil, conduzindo-as até ao Ribeiro de Couros a jusante do Instituto de Design de Guimarães (Galeria de imagens em baixo).
A solução compreende um primeiro troço com a requalificação do leito e das margens do canal a céu aberto que atravessa o parque de estacionamento do restaurante. Num segundo momento, entre o limite do prédio a norte e a parede norte do Instituto, é proposta a criação de um canal em betão armado, protegido na parte superior por um gradil.
No terceiro troço, que atravessa terrenos pertencentes à Venerável Ordem Terceira de S. Francisco até à confluência com a Ribeira de Couros, será instalado um canal subterrâneo executado com material pré-fabricado do tipo box-culvert.
A obra, adjudicada à empresa "Combitur – Construções Imobiliárias e Turísticas, S.A.", pelo valor de 111.937,91 euros, montante ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, tem um prazo de execução de 60 dias.