Plataforma das Artes e da Criatividade acolheu estreia da Feira de Edições TRANSFER
A Feira de Edições TRANSFER realizou-se em Guimarães, no âmbito do ciclo expositivo patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), que explora a imagem produzida através de contacto ou por transferência. Este evento de carácter laboratorial em torno do livro de artista e do experimentalismo editorial decorreu nos Ateliers Criativos e no CIAJG, espaços integrados na Plataforma das Artes e da Criatividade.
O convite estendeu-se igualmente a outros editores que desenvolvem o seu trabalho no campo da autoedição e em vertentes tão diversas como a música, a ilustração ou a banda desenhada. Durante um dia, estiveram disponíveis múltiplos e originais, edições únicas e tiragens reduzidas a preço de feira: cartazes, fanzines, edições de autor, livros de artista, serigrafias, gravuras, CDs, vinis, ilustrações, entre outros. Um dos destaques do TRANSFER foi promovido pelo Instituto Fonográfico Tropical, que ofereceu um contorcionismo musical entre duas vogais, do Semba para o Samba, passando a jusante de uma tranche de Cumbias folgadas.
No campo das novidades editoriais, registou-se “Às Cegas” – edição da Oficina do Cego impressa em tipografia móvel e serigrafia, com encartes em linogravura –, “A Dobra” – com poemas de António Madureira Rodrigues e desenhos de Bruno Borges, das Edições do Tédio nr. 3 – e “AUTOCATACLISMOS” – livro de Alberto Pimenta, publicado na editora Pianola, numa edição especial de 100 exemplares numerados e assinados compostos em tipografia linotype e caracteres móveis, e encadernação manual japonesa. No que diz respeito a Oficinas de Impressão, TRANSFER ofereceu várias possibilidades de aprendizagem, partilha e participação promovidas pelo Atelier guilhotina (Porto), O homem do saco (Lisboa), Oficina do Cego (Lisboa), Oficina ARARA (Porto), Edições 50kg (Porto) e Pé de Mosca (Guimarães).
A Plataforma das Artes, com um valor de investimento elegível aprovado de €14.679.664,29, teve uma comparticipação financeira aprovada de €10.275.765,00, equivalente a uma taxa de comparticipação de 70% (FEDER), no âmbito do PO Norte, resultantes das disposições regulamentares comunitárias (Regulamento CE n.º 1083/2006 e 1828/2006) e das normas e especificações técnicas instituídas pela Autoridade de Gestão em vigor à data da sua aprovação.