Simulacro de incêndio e evacuação do edifício testaram plano de segurança da Vimágua
O ensaio geral permitiu aos Bombeiros Voluntários de Guimarães estrear um equipamento de extração de fumo. O ensaio decorreu com sucesso.
A realização de um simulacro de incêndio, esta quarta-feira de manhã, 02 de abril, permitiu testar com sucesso o Plano de Segurança Interno existente no edifício da empresa intermunicipal Vimágua, situado na Rua Rei do Pegú, junto ao Parque das Hortas, em Guimarães.
O exercício consistiu na simulação de um incêndio, com evacuação do imóvel, que ocorreu no arquivo da sede. O fogo foi “provocado” acidentalmente pelo eletricista, durante uma operação de substituição de lâmpadas, causando uma “vítima”.
O simulacro testou, igualmente, o recurso a meios externos, designadamente, efetivos de instituições como a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, entre outros agentes que integram a Proteção Civil.
“Este exercício serviu para colocarmos em prática o nosso Plano de Segurança Interno, dado que o edifício da Vimágua recebe diariamente um grande número de utilizadores que ocorrem ao atendimento comercial, mas também aos serviços técnicos”, comentou Armindo Costa e Silva, Presidente do Conselho de Administração da empresa intermunicipal.
O simulacro aferiu, também, a capacidade de resposta da Vimágua face à ocorrência de um incêndio e consequente evacuação geral do edifício, de acordo com os procedimentos do Plano de Segurança Interno, elaborado nos termos do disposto no Decreto-Lei nº 220/2008 de 12 de novembro e na Portaria nº 1532/2008 de 29 de dezembro e aprovado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).