SPACE4Cities organiza webinar para desmitificar tecnologias espaciais de combate às alterações climáticas


Webinar está marcado para dia 25 de abril, às 12h00 (hora de Lisboa) e tem participação gratuita. O registo, poderá ser feito em https://space4cities.eu/webinars/.
Num esforço colaborativo para enfrentar um dos maiores desafios do nosso tempo, cidades e comunidades em toda a Europa estão a unir esforços para explorar o vasto potencial das tecnologias espaciais na luta contra as alterações climáticas.
No âmbito do projeto da União Europeia, SPACE4Cities, será organizado um webinar dedicado a " Desmitificar as tecnologias espaciais para cidades - Adaptação climática", no próximo dia 25 de abril de 2024, às 12h00 (hora de Lisboa).
O aumento das temperaturas globais, a elevação do nível do mar e a ocorrência mais frequente de eventos climáticos extremos são apenas algumas das preocupações urgentes que as cidades enfrentam atualmente. Com os centros urbanos a contribuírem significativamente para as emissões de gases de efeito estufa, é imperativo encontrar soluções que não só reduzam o impacto ambiental, mas também fortaleçam a resiliência das cidades face às mudanças climáticas.
Esta é a segunda edição de uma série de webinars organizada pelo projeto da UE SPACE4Cities, do qual Guimarães faz parte, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o potencial das tecnologias espaciais para cidades, comunidades e regiões na Europa, fornecer informações sobre as oportunidades que as tecnologias baseadas no espaço poderiam oferecer e explorar casos de uso bem-sucedidos onde tais tecnologias são aplicadas para resolver os desafios das cidades.
O evento será realizado online e os interessados podem registar-se através do formulário disponível em https://space4cities.eu/webinars e o link para a sessão Zoom será enviado por e-mail uma semana antes do evento.
Sobre o projeto SPACE4Cities
O consórcio SPACE4Cities obteve um financiamento total de aproximadamente 5,2 milhões de euros (5.199.797,50 €) para que, durante os próximos 42 meses, se realizem ações que visam o uso dos sistemas aeroespaciais. Neste consórcio, Guimarães garante um investimento 665,8 mil euros (665.833,00 €) no âmbito do programa Horizon Europe - Research and innovation 2020.
O SPACE4Cities utilizará o sistema de satélites Galileo e Copernicus para desenvolver serviços e sistemas nas áreas de IOT (Internet of Things) e de Big Data, contribuindo para que o Município de Guimarães se torne mais inteligente, mais interligado e mais resiliente. Desta forma, o território capacita-se com ferramentas que permitem monitorizar e analisar o desenvolvimento e planeamento urbano, identificar e responder a potenciais riscos ambientais, melhorar e otimizar a eficiência das infraestruturas urbanas e consumos energéticos, analisar e otimizar fluxos de tráfego, entre outras ferramentas.
Notícias relacionadas
-
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património ...
16 Set -
Destaque Homepage
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de ...
28 Ago