Caixas e Bombos já 'mexem'
FESTAS NICOLINAS ESTÃO PRÓXIMAS
A proximidade das Festas Nicolinas leva a que se repitam ano após ano, “números” tradicionais como são as Moinas de São Nicolau. Mas, no âmbito das festas dos estudantes de Guimarães, há uma importante exposição a ser visitada e nem os ensaios, nem os habituais peditórios são descurados. Começou a contagem decrescente.
FESTAS NICOLINAS ESTÃO PRÓXIMAS
A proximidade das Festas Nicolinas leva a que se repitam ano após ano, “números” tradicionais como são as Moinas de São Nicolau. Mas, no âmbito das festas dos estudantes de Guimarães, há uma importante exposição a ser visitada e nem os ensaios, nem os habituais peditórios são descurados. Começou a contagem decrescente.
EXPOSIÇÃO “SER NICOLINO” PROMOVE SUGESTÃO DE CANDIDATURA DAS NICOLINAS A PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
A exposição de fotografia "Ser Nicolino", da autoria de José Bastos, está patente no Vira Bar - Cervejaria/Restaurante (Alameda de São Dâmaso, nº 27), de 13 de Novembro a 8 de Dezembro, numa iniciativa conjunta da associação Tertúlia Nicolina e daquele estabelecimento comercial. São distribuídos aos vimaranenses e aos turistas os marcadores de livros editados pela Tertúlia Nicolina para promover a sugestão de candidatura das “Nicolinas a Património Oral e Imaterial da Humanidade: um objectivo estratégico?”. O conjunto de fotografias em exposição do Vira Bar, a preto e branco, ilustra momentos das Festas Nicolinas de 2000 em que José Bastos, através da objectiva, fez um registo artístico - imprimindo também uma componente jornalística - de várias fases dos preparativos e dos números das Festas Nicolinas. Trata-se de um olhar e de uma óptica, que extravasa o mero registo fotográfico, procurando evidenciar através da imagem o ser e o sentir dos Nicolinos. Além das fotografias, a exposição integra vários objectos relacionados com as Festas Nicolinas.
MOINAS DE SÃO NICOLAU
No âmbito das Festas Nicolinas de 2007, a Comissão de Festas tem este ano quatro Moinas de São Nicolau. As Moinas de São Nicolau, de acordo com a "Cartilha Nicolina", de Fernando C. Miguel, "eram oferecidas pelas vendas ou pelas casas de Velhos Nicolinos aos jovens tocadores de caixas e bombos" que ensaiam os toques nicolinos até ao dia do início das Festas, 29 de Novembro. No passado sábado (10 de Novembro) realizou-se a tradicional Moina da Família Vaz Vieira (Casa de Beringel). No dia 17 de Novembro será a vez dos Trovadores do Cano e da Taberna Corta (Rua de Couros) e no dia 24 de Novembro a da Associação Tertúlia Nicolina (Convento das Dominicas). Aquando da Moina a conceder pela Associação Tertúlia Nicolina, esta associação, como habitualmente, oferecerá ao Presidente da Comissão de Festas uma lança das Maçazinhas. A concentração dos jovens estudantes para as Moinas é às 14h30 no Largo da Mumadona.
ENSAIOS DOS JOVENS ESTUDANTES
A Comissão de Festas Nicolinas de 2007 agendou os habituais ensaios de toques nicolinos. Como habitualmente, são realizados ensaios nas escolas secundárias (quartas-feiras) e no Largo da Mumadona (sextas-feiras).
O programa dos próximos ensaios é o seguinte:
14/Nov. (18h00): Escola Secundária Santos Simões 16/Nov. (17h45): Largo da Mumadona 21/Nov. (18h00): Escola Secundária Martins Sarmento 23/Nov. (17h45): Largo da Mumadona 28/Nov. (17h45): Largo da Mumadona (ensaio geral)
COMISSÃO DE FESTAS REALIZA PEDITÓRIOS
A Comissão de Festas Nicolinas prossegue com os preparativos para a edição deste ano das Festas, nomeadamente, realizando os peditórios. Os membros da Comissão efectuam os peditórios devidamente trajados, identificados e habilitados para fornecer um comprovativo de donativo, caso o mesmo seja solicitado. Os peditórios para as Nicolinas - fundamentais para que as Festas se possam organizar - são efectuados apenas e só pelos jovens estudantes pertencentes à Comissão das Festas Nicolinas.
A Comissão de Festas deste ano tem a seguinte composição definitiva:
Rui Pedro Aarão Macedo (Presidente), João Mendes (Vice-Presidente), André Novais (Secretário), Rui Nicolau (Tesoureiro), Pedro Marques (Primeiro Vogal da Academia), Luís Soares (Segundo Vogal da Academia), Rui Xavier (Primeiro Vogal de Festas), João Santoalha (Segundo Vogal de Festas), Diogo Castro (Chefe de Bombos) e André Conde (Sub-Chefe de Bombos).