Guimarães é o concelho com mais Freguesias galardoadas no programa Eco-Freguesias XXI
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) reconhece o esforço e o empenho da Câmara Municipal de Guimarães pela promoção ativa do programa Eco-Freguesias nas freguesias do seu território.
Guimarães foi o concelho com mais freguesias galardoadas com o selo “Eco” no programa Eco-Freguesias XXI para 2020/2021, tal como já tinha sucedido na edição anterior. A entrega dos galardões decorreu esta segunda-feira, em Pombal, numa sessão que contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho.
O projeto assenta no pressuposto de que as freguesias e outras instituições de proximidade desempenham um papel crescente na concretização de grandes desígnios globais, como os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, Agenda 2030), trazendo-os para o quotidiano das pessoas e das organizações, organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Foram 23 as freguesias de Guimarães com índice de avaliação superior a 50%, sendo por isso reconhecidas como Eco-Freguesias e confirmam a importância do despertar da consciência ecológica com um aumento de freguesias premiadas ao longo das últimas edições. Em 2017 foram premiadas cinco freguesias do concelho de Guimarães e em 2019 foram 12 as freguesias reconhecidas.
Os diplomas foram entregues numa cerimónia às freguesias de Caldelas; Silvares; Costa; Creixomil; Brito; Urgezes; Guardizela; Fermentões; Ponte; Barco; Ronfe; Gondar; São Torcato; Pencelo; União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar; Serzedelo; União das Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo; Longos; União das Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião; Aldão; Sande São Martinho; União das Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil e Azurém.
A Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, destacou a “forte aposta de Guimarães na estratégia de educação ambiental e implementação de ações que visam a consciencialização e envolvimento dos cidadãos para o desenvolvimento das ações e dessa forma surgem estes resultados de reconhecimento com naturalidade”. Sofia Ferreira enaltece o compromisso das Juntas de Freguesia neste desafio lançado pelo Presidente da Câmara, Domingos Bragança. “Há uma estratégia de transformação do local para o global, assente na transformação da mudança de comportamentos dos cidadãos através da sensibilização e a educação ambiental nas escolas”.
O Presidente da ABAE, José Archer, enalteceu na cerimónia o elevado número de participações das freguesias de Guimarães reconhecendo o papel da Câmara Municipal com a atribuição de um diploma pelo “esforço e empenho” na promoção ativa do programa Eco-Freguesias, junto das freguesias do seu território.
O projeto está alinhado diretamente com os três eixos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (APA, 2017) - Descarbonizar a Sociedade, Tornar a Economia Circular e Valorizar o Território -, elaborado pelas pessoas e para as pessoas, que visa conduzir a uma efetiva alteração de comportamentos orientada para a prossecução dos três pilares da política ambiental, bem como reconhecer o trabalho já efetuado ao nível local - num contexto de escassez de recursos humanos e financeiros -, em prol de territórios e comunidades mais sustentáveis (ODS 11).
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul