Horta Pedagógica de Guimarães com talhões inclusivos realiza “Piquenicão” para os seus utentes
“Casa dos Insetos” será também apresentada este sábado, dia em que se conhecem os vencedores de dois concursos que tiveram a participação de utilizadores da Horta.
A Câmara Municipal de Guimarães organiza este sábado, 02 de julho, um “Piquenicão” com utentes da Horta Pedagógica no dia em que será anunciada a abertura das inscrições para o cultivo de talhões inclusivos, destinados a cidadãos com mobilidade condicionada. Também este sábado será apresentada a “Casa dos Insetos” e divulgados os resultados do 7º Concurso de Espantalhos da Horta Pedagógica e do 3º Concurso do Melhor Talhão.
Com um total de 10 hectares de terreno no coração da cidade, este espaço privilegiado de lazer e convívio com a natureza passa a dispor de três talhões inclusivos destinados a pessoas com mobilidade reduzida, que estarão isentas do pagamento da taxa anual de utilização. Nestes canteiros, os utilizadores poderão efetuar culturas hortícolas e aromáticas.
Durante este sábado, serão também apresentadas duas casas para insetos, com o objetivo de promover a biodiversidade na Horta, servindo de abrigo para espécies de polinização (abelhas, vespas, borboletas, outros) e para predadores, contribuindo na luta contra algumas pragas (joaninhas, crisopas, tesourinhas, entre outros), na promoção de uma agricultura mais saudável, evitando-se o uso de produtos fitofarmacêuticos.
A realização do Piquenicão tem como principal objetivo proporcionar um convívio aos utilizadores da Horta Pedagógica, confecionando no local um caldo verde e uma sardinhada para o almoço dos participantes. A refeição será acompanhada por um momento de descontração e divertimento com a presença dos “ABSONS”, grupo de música tradicional portuguesa do Agrupamento de Escolas de Abação.
Utilizadores da Horta premiados
O início da tarde servirá igualmente para se proceder à divulgação dos resultados e entrega de prémios relativos à sétima edição do Concurso de Espantalhos, que contou este ano com 23 exemplares, sendo premiados três vencedores na categoria de “Utilizadores da Horta” e um vencedor na categoria “Instituições” (escolas, lares e associações). Na terceira edição do Concurso do Melhor Talhão, são premiados três vencedores.
Os 23 exemplares de espantalhos, 13 elaborados por utilizadores da Horta e 10 por instituições, já foram avaliados pelo júri, composto pelo Diretor do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Miguel Frazão, pelo Chefe de Divisão de Ambiente, Jorge Fernandes, e pelo Diretor do Centro Comercial GuimarãeShopping, Miguel Castro.
A cerimónia de entrega dos respetivos prémios e certificados, agendada para as 14 horas, contará também com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães Amadeu Portilha. Estas iniciativas surgem no âmbito de um conjunto de atividades que pretendem dinamizar a Horta Pedagógica de Guimarães, unindo gerações e tradições com a arte no mundo rural.
Notícias relacionadas
-
Município de Guimarães entrega hortícolas a Instituições do concelhoOutras NotíciasUrbanismo e Ambiente
Município de Guimarães entrega hortícolas a Instituições do concelho
01 Jun -
Anunciados os vencedores do XI Concurso de Espantalhos da Horta PedagógicaUrbanismo e Ambiente
Anunciados os vencedores do XI Concurso de Espantalhos da Horta Pedagógica
27 Mar