Guimarães é o primeiro Município do país a inaugurar o seu “Espaço Empresa”
A inauguração teve lugar na tarde desta segunda-feira, 16 de abril, na Plataforma das Artes e da Criatividade, e contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara. Dos 8 municípios que aderiram ao projeto, na Região Norte, Guimarães foi o primeiro a abrir o espaço ao público.
Ao início da tarde desta segunda-feira, 16 de abril, o Município de Guimarães inaugurou as instalações daquele que é o primeiro espaço do género a abrir no país, o “Espaço Empresa”. Na inauguração oficial, presidida por Domingos Bragança, Presidente da Câmara, além de várias individualidades ligadas às instituições que assinaram o protocolo e convidados locais, marcaram presença o vereador do Desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, e a coordenadora do projeto, Fátima Tavares.
A cerimónia de inauguração iniciou-se com uma mensagem gravada pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e dirigida a todos os presentes. Nela, Manuel Caldeira Cabral destacou a importância do projeto “Espaço Empresa”, por se tratar de um espaço onde se prestará um melhor serviço às empresas, dadas as condições objetivas que se criam pela proximidade com 26 organismos de apoio ao desenvolvimento empresarial, agilizando as questões que se prendem como relacionamento entre as empresas e as diversas instituições. O Ministro da Economia fez questão de referir o grande interesse que a Câmara Municipal de Guimarães demonstra pelas empresas do Concelho, colocando-se ao lado delas e apoiando-as. “O Espaço Empresa permitirá tratar de assuntos relacionados com a autarquia, mas também com o Governo Central, naquilo que é uma nova forma de relacionamento”, disse. Esta ideia foi reforçada por Fátima Tavares, coordenadora do projeto, que referiu ser Guimarães o primeiro de oito municípios na região norte a inaugurar as suas instalações.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara, agradeceu a presença dos vários responsáveis do projeto e dos empresários, começando por dizer que, mais uma vez, “Guimarães é pioneira”. “Este espaço está muito bem conseguido. Quer do ponto de vista físico, quer do ponto de vista do serviço que presta. Concentrará tudo o que diz respeito ao desenvolvimento empresarial, e terá, em permanência, dois funcionários”, referiu. “Quero que este espaço esteja também disponível para outras funções que os senhores empresários acharem por convenientes, e convido as 26 entidades que colaboram neste projeto a promoverem, em Guimarães, diversas ações, manifestando a sua disponibilidade para, de uma forma próxima e célere, ajudarem as empresas a ultrapassarem os problemas associados à burocracia e às questões formais”, acrescentou. Domingos Bragança enfatizou ainda a ideia de que o investimento tem o seu “tempo de oportunidade”, pelo que é necessário resolver rapidamente as questões que possam atrasar qualquer projeto de investimento que faça com que os empresários desistam do território. “Este espaço é vosso, senhores empresários, atuais e potenciais, para que as vossas ideias possam ser transformadas em novos investimentos ou em novas empresas. Através da vossa criatividade e do nosso apoio, partimos, deste local, para a concretização, pois é assim que acontece nas sociedades pujantes e dinâmicas. Temos que fazer e agir, por isso criámos este espaço e esta cooperação inter-institucional”, concluiu.
O “Espaço Empresa” prestará um conjunto alargado de serviços da Administração Central e Local. Da parte da Administração Central incluem-se serviços na área do licenciamento industrial, do regime jurídico das atividades de comércio, serviços e restauração, da constituição de sociedades, da certificação PME e do alojamento local.
Da parte do Município de Guimarães serão rececionadas candidaturas aos Projetos Económicos de Interesse Municipal, pedidos de certidão de interesse público, candidaturas a espaços físicos para a instalação de novos projetos e análise económico-financeira do estado de saúde das empresas já existentes.
Serão ainda prestados serviços avançados relacionados com informação sobre apoios financeiros do Portugal 2020, incentivos fiscais, apoio à internacionalização, caraterização de mercados externos e propriedade industrial.
O “Espaço Empresa” foi constituído por protocolo entre o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal EPE e o Município de Guimarães. Além destas entidades, são ainda parceiras a Direção Geral das Atividades Económicas, o Turismo de Portugal, a ASAE, a Agência Nacional de Inovação, entre outras.
Notícias relacionadas
-
Guimarães presente na ‘Smart City Expo World Congress’ em BarcelonaNotícias DDE
Guimarães presente na ‘Smart City Expo World Congress’ em Barcelona
26 Out -
Set.Up In(dustry), Call for Ideas termina a 17 de outubroNotícias DDE
Set.Up In(dustry), Call for Ideas termina a 17 de outubro
06 Out