Conhecer o nosso cérebro é a proposta que Victorino Costa nos faz através do seu livro


A apresentação da obra “Conheces o teu Cérebro?”, do vimaranense Victorino Costa realizou-se na Casa da Memória de Guimarães e contou com a presença de Domingos Bragança.
Na tarde deste sábado, 15 de fevereiro, na Casa da Memória de Guimarães, teve lugar a sessão de apresentação do livro “Conheces o teu Cérebro? Não? Então vamos a isso!”, do vimaranense Victorino Costa, especialista em Neuroeducação e Neurociências na Infância, uma obra que foi apresentada pelo Prof. Doutor Paulo Inocêncio Moreira, neurobiólogo, na presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, de Catarina Pereira, diretora da Casa da Memória de Guimarães, e de uma vasta plateia que assistiu a um evento que pretendeu divulgar um trabalho científico que pretende ajudar o grande público a desvendar os mistérios da mente humana.
Após a apresentação da obra, um livro com cerca de 400 páginas que, segundo Paulo Inocêncio Moreira, traz à luz um conjunto de conhecimentos de uma área pouco explicada e complexa, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, cumprimentou todos os presentes e agradeceu o convite para estar presente num momento importante que veio divulgar o trabalho aturado de pesquisa de Victorino Costa, que, numa linguagem simples, tenta desvendar a complexidade do cérebro. Para o edil, o conhecimento e a ciência são importantes para fazer prevalecer os valores da preservação da nossa biodiversidade, e o conhecimento de nós mesmos, através do estudo do mais complexo e vital dos órgãos do corpo humano, é fundamental. “Estamos no topo da pirâmide dos seres vivos, e temos a responsabilidade de não destruir a nossa espécie. A preservação do nosso ecossistema, tal como o conhecemos, é fundamental”, disse. Os desafios que hoje se colocam com lideranças mundiais negacionistas são, para o presidente da Câmara, um problema que só através de uma forte consciência do nosso papel pode ser resolvido. “Conhecer o cérebro é algo de maravilhoso, para que, com compaixão e amor, possamos fazer uma correta interpretação da realidade e escolher os valores essenciais que os modelos político-sociais necessitam para um futuro melhor”, concluiu.
Victorino Costa agradeceu a presença de todos, e fez questão de dizer que “só conhecendo o nosso cérebro é que conseguiremos ser felizes”, pois nós somos emoções. Segundo o autor, a obra pretende “falar para o público em geral”, pelo que a linguagem utilizada destina-se a comunicar algo complexo de uma forma acessível.
Victorino Costa nasceu em 1949, na freguesia de Selho S. Cristóvão, concelho de Guimarães. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, e Mestre em Ciência da Educação pela Universidade do Minho. Doutorou-se na Universidade de Santiago de Compostela em Psicologia Evolutiva e da Educação, tendo-se, posteriormente, especializado em Neuroeducação e Neurociências na Infância.
Notícias relacionadas
-
A abelha Cuscas regressou a Guimarães, em formato de livro, para celebrar o muito que a cidade tem para oferecerDestaque Homepage
A abelha Cuscas regressou a Guimarães, em formato de livro, para celebrar o ...
10 Dez -
Apresentado livro que releva a importância do desenho no Bordado de GuimarãesNotícias CulturaNotícias geraisOutras Notícias
Apresentado livro que releva a importância do desenho no Bordado de Guimarães
30 Dez