Componente formativa em destaque no Festival Guimarães Clássico
Cinco concertos de música de câmara em diferentes pontos da cidade, com a participação de alunos oriundos de países como Alemanha, Espanha, Coreia e Polónia.
Está dado o mote para a primeira edição do “Festival Guimarães Clássico”, que inicia esta segunda-feira, 19 de agosto com o concerto do Quarteto de Cordas Al-Pari (Polónia), na Basílica de S. Pedro, às 21h30.
No âmbito da programação cultural para este mês de agosto, a Câmara Municipal de Guimarães reforça a aposta na música erudita assente no projeto do Quarteto de Cordas que nasceu em 2016. “Esta é uma aposta que tem vindo a conquistar público e de uma forma regular”, sublinhou Paulo Lopes Silva, adjunto da Vereadora da Cultura, na sessão de apresentação do programa. “Existe um modelo que tem sido implementado numa lógica de residências artísticas e complementa-se com este festival, permitindo uma interação com músicos de referência no panorama internacional e também na captação de novos talentos”.
O diretor artístico, Emanuel Salvador, sublinhou que “Guimarães é uma cidade interessante para este tipo de eventos” apontando as igrejas e as salas de concerto num espaço físico concentrado. “Esta é uma oportunidade para usufruir dos contactos e complementar a parte académica numa filosofia de interação entre os alunos locais e estrangeiros”, salientou.
O programa que regista a participação de ilustres convidados, entre concertinos da Royal Opera House e da Deutsche Opera de Berlim.
O concerto de abertura está agendado para esta segunda-feira, 19 de agosto, às 21h30, na Basílica de S. Pedro com o Quarteto de Cordas Al-Pari (Polónia). Segue-se no dia 21 de agosto, quarta-feira, o Concerto “Souvenir de Florence”, às 18h00, no Santuário da Penha, com o Quarto de Cordas de Guimarães e convidados (Tomasz Tomaszewski, Emanuel Salvador, Emilia Goch Salvador, Alicja Guściora, Filipe Quaresma e Elżbieta Rychwalska).
Na quinta-feira, 22 de agosto, a Sala da Duquesa do Paço dos Duques de Bragança acolhe o concerto “Guimarães Academia”, pelas 16h00. Na sexta-feira, 23 de agosto, está programado o concerto “Tchaikovsky-Tchaikovsky”, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, às 21h30.
O concerto final, no sábado, 24 de agosto, às 21h30, “Viva Vivaldi” conta com os artistas Vasko Vassilev (solo) e a Orquestra do Festival Guimarães Clássico.
O Festival Guimarães Clássico é um projeto conjunto do Quarteto de Cordas de Guimarães e da Câmara Municipal. O festival tem o intuito de promover a música de câmara, tendo como base os membros do Quarteto de Cordas de Guimarães e ilustres que durante uma semana partilham o palco e as salas de aula com talentosos jovens músicos vindos tanto de Portugal como do estrangeiro.
Notícias relacionadas
-
Vitalidade do Guimarães Jazz à 33ª edição afirma jazz criativo e em sincronia com o seu tempo
Vitalidade do Guimarães Jazz à 33ª edição afirma jazz criativo e em ...
31 Jul -
Jardim do CCVF acolhe a exibição d’ "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo Areias, com banda sonora ao vivo de Samuel Martins Coelho
Jardim do CCVF acolhe a exibição d’ "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo ...
22 Jul