Rally de Portugal com início no Castelo e desfile de carros pelo centro de Guimarães
Prova automobilística de referência mundial começa na cidade onde nasceu Portugal. Público poderá assistir em vários locais do Campo de São Mamede. Feira Medieval dará um colorido diferente a este tipo de eventos.
A partida do primeiro carro da edição deste ano do WRC Vodafone Rally de Portugal está marcada para as 18:10 horas desta quinta-feira, 21 de maio, no Campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães, de onde sairão os 96 carros em direção ao centro de Guimarães, com passagem simbólica em frente à estátua do Primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Os carros de competição vão percorrer alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, desde o Largo da Mumadona, Avenida Alberto Sampaio (Muralha), Alameda de São Dâmaso e Largo do Toural, conhecido como a sala de visitas de Guimarães cuja praça será contornada pelos pilotos em direção à Avenida D. Afonso Henriques, seguindo para Urgezes com destino à autoestrada (A11).
O “Cerimonial Start” de Guimarães irá privilegiar o público, que terá todas as condições para assistir à sessão de abertura do Rally de Portugal, sendo criado um espaço próprio entre os carros de competição permitindo que as pessoas possam estar de frente para o Castelo, onde decorrerá na sua encosta a recriação de uma feira medieval, promovendo-se para todo o mundo a quinta edição da Feira Afonsina, que este ano decorrerá entre 26 e 28 de junho.
Os pilotos começam a chegar ao parque fechado do Campo de São Mamede a partir das 14:30 horas, altura em que o público poderá apreciar os 96 carros do Rally de Portugal, onde participa o vimaranense Pedro Meireles, atual campeão nacional de Ralis que estreará nesta competição o novo Skoda Fabia R5. Entre as 17:25 e as 17:50 horas, decorrerá uma sessão de autógrafos com os pilotos numa das tendas do recinto.
Campeonato do Mundo de Ralis
Totalmente disputado a norte do rio Douro, o Rally de Portugal apresenta um formato compacto, com uma extensão total de 1.529,43 km, dos quais 354,35 km correspondem a 16 provas de classificação repartidas pelos quatro dias de competição. Os primeiros quilómetros cronometrados da mais importante prova do desporto motorizado que se realiza em Portugal vão disputar-se na pista de ralicross de Lousada, palco da única Super Especial da prova.
No segundo dia de competição (sexta-feira, 22 de maio) os concorrentes ao WRC Vodafone Rally de Portugal rumam ao Alto Minho para enfrentar uma dupla passagem pelos troços de Ponte de Lima (27,45 km), Caminha (18,05 km) e Viana do Castelo (18,79 km). Este figurino competitivo repete-se no sábado, 23 de maio, agora na região do Marão, com duas passagens pelas classificativas de Baião (18,57 km), Marão (27,64 km) e Amarante (37,67 km).
Para domingo, 24 de maio, estão reservados dois troços: Fafe (11,15 km), cuja secção final foi utilizada nos últimos três anos como palco do bem-sucedido WRC Fafe Rally Sprint, será disputado por duas vezes, a segunda das quais corresponderá ao Power Stage, entre as quais se intercalará uma passagem pela longa classificativa de Vieira do Minho, a qual, com os seus 32,35 km, poderá ter um papel de relevo no estabelecimento da classificação final.
Notícias relacionadas
-
Partida simbólica do Rally de Portugal realizou-se em GuimarãesNotícias DesportoNotícias gerais
Partida simbólica do Rally de Portugal realizou-se em Guimarães
17 Mai -
Alterações ao trânsito na cidade devido ao Rally de PortugalNotícias DesportoNotícias gerais
Alterações ao trânsito na cidade devido ao Rally de Portugal
15 Mai