Apresentação do projeto “Guimarães + Verde” e do Plano de Ação da candidatura a Capital Verde Europeia
Linhas orientadoras apresentadas simbolicamente no Dia do Ambiente. Logótipo e slogan da candidatura vimaranense serão revelados na sessão pública marcada para o CCVF.
A Câmara Municipal apresenta esta sexta-feira, 05 de junho, pelas 21:30 horas, o projeto “Guimarães Mais verde” e o plano de ação que sustentará, em 2017, a candidatura a Capital Verde Europeia 2020. A sessão pública, com entrada livre, está marcada para o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor e contará com a presença e intervenção de Mohan Munasinghe, Prémio Nobel da Paz 2007, Domingos Bragança, Presidente do Município, António M. Cunha, Reitor da Universidade do Minho, entre outras individualidades ligadas ao processo de candidatura.
Durante a sessão, será também apresentada a imagem da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, bem como o slogan que acompanhará o trabalho a desenvolver no âmbito do processo de candidatura. Na sexta-feira, decorrerá igualmente uma conferência com Mohan Munasinghe, uma das principais figuras do mundo em matérias ambientais, destacando-se como vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, entidade que em 2007 partilhou o Prémio Nobel da Paz com Al Gore.
Natural do Sri Lanka, Munasinghe produz pensamento crítico e académico sobre economia e sustentabilidade desde a década de 90, sendo autor do neologismo «sustainomics», como uma espécie de síntese entre o desenvolvimento das sociedades e a gestão sustentável dos recursos. Durante anos, centrou a sua ação no equilíbrio do que, segundo o laureado, são as três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, económica e ambiental. O seu trabalho teve eco tanto em alguns dos mais reputados organismos internacionais, como na OCDE ou no Banco Mundial e em governos, como no Brasil, Canadá ou China.