No mês da Economia, a Reunião do Executivo Municipal levou o poder político ao chão de fábrica
A reunião de Câmara desta quinta-feira, 12 de outubro, teve lugar nas instalações do Grupo Pinto Brasil, em Guardizela.
Integrada no programa do mês da Economia do Município de Guimarães, cujo tema é Inovação & Fábrica do Futuro, a reunião de Câmara que decorreu durante a manhã desta quinta-feira, 12 de outubro, nas instalações do Grupo Pinto Brasil, em Guardizela, pretendeu ser um momento de tomada de conhecimento do melhor que se faz em inovação no concelho de Guimarães.
Antes do período da Ordem de Trabalhos, houve lugar a uma atuação de um grupo de crianças do pré-escolar do Centro Social de Guardizela. Seguidamente, Paulo Silva, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu a presença do Executivo em Guardizela, tendo destacado a descentralização como uma das marcas dos mandatos de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, e foi feita uma apresentação do Grupo Pinto Brasil, efetuada por António Pinto Brasil, CEO do grupo.
Domingos Bragança, no final da reunião destacou a base tecnológica e de serviços de engenharia do Grupo Pinto Brasil, que produz equipamento para a automação da indústria, maioritariamente automóvel, e deu relevo ao alto grau de especialização dos seus quadros. O edil lembrou o alto valor acrescentado que resulta deste tipo de empresas, que contribuem para a diversificação da indústria vimaranense. O presidente da Câmara Municipal mostrou-se satisfeito pelo reconhecimento que a estratégia do Município, que assenta numa cooperação estreita entre centros de conhecimento e empresas e no desenvolvimento de um quadro educativo que propicie a formação de recursos humanos de alto grau de especialização, tem merecido de vários quadrantes sociopolíticos.
“A nossa Escola de Engenharia e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave têm contribuído para este aumento de competências em Guimarães. Olhemos para a Fibrenamics, para o DTx e Donelab, ou para o que tem vindo a ser feito no Avepark na área da saúde e biomateriais. Temos que fazer com que este conhecimento que é produzido aqui em Guimarães seja transferido para as empresas atuais dos setores tradicionais, como têxtil, calçado, cutelarias, embalagem, para que se dê início a uma transformação digital que permita a incorporação da inteligência artificial, da robótica, da sensorização, dos novos materiais, pois esse é o futuro. De 2010 a 2021, a produtividade média dos trabalhadores (VAB/Trabalhadores), aumentou 42% em Guimarães”, disse.
Guimarães foi um dos concelhos onde a produtividade do trabalho mais cresceu em Portugal, e isso, segundo Domingos Bragança, “deve-se ao saber dos nossos empresários e à formação quer os nossos trabalhadores vão adquirindo”. A diversificação do setor industrial vimaranense é para o presidente da Câmara um imperativo para que a evolução do tecido económico no território se faça de acordo com o que são as exigências do mundo global.
O Grupo Pinto Brasil opera nas áreas da Indústria, Tecnologia, Imobiliário e Serviços, e conta na sua carteira de clientes com empresas de renome internacional, sendo a Tesla um desses exemplos, sendo o seu único fornecedor em Portugal. A visão holística do grupo está patente na aposta que incide sobre a conectividade entre sistemas e processos.
Notícias relacionadas
-
Reunião do Executivo Municipal realiza-se segunda-feira, 30 de setembro
Reunião do Executivo Municipal realiza-se segunda-feira, 30 de setembro
26 Set -
Reunião do Executivo Municipal realiza-se segunda-feira, 29 de julho
Reunião do Executivo Municipal realiza-se segunda-feira, 29 de julho
25 Jul