Consórcio europeu de “Smart Cities” liderado por Guimarães formalizado em Bruxelas
Cidades inteligentes com novos paradigmas de desenvolvimento urbano sustentável. Consórcio será a base de candidaturas a programas de apoio comunitário.
A assinatura de um protocolo em Bruxelas, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a produção de soluções urbanas inovadoras, oficializou a criação de um consórcio de Smart Cities milenares, sob a liderança de Guimarães e do qual fazem parte mais duas cidades europeias classificadas como Património Cultural da UNESCO, a croata Dubrovnik e a eslovena Koper, ambas com uma forte polarização universitária no contexto das cidades fundadoras, constituindo uma cooperação triangular entre comunidade, empresas e universidades.
A partilha de experiências, o desenvolvimento de projetos considerados ambientalmente sustentáveis e a incorporação de novas tecnologias consolidando a posição de Guimarães enquanto cidade inteligente são alguns dos objetivos de um acordo assinado esta segunda-feira, 15 de junho, dia de arranque da Semana Europeia da Energia Sustentável de 2015 e do início da rede 1000 Years/1000Smart, uma iniciativa da Comissão Europeia no âmbito da qual decorrem ações locais por toda a União e encontros de redes e plataformas.
Este consórcio, formalizado pelo vereador Ricardo Costa, em representação do Presidente do Município de Guimarães, privilegia a partilha de conceitos, sistemas, modelos, métodos e processos de suporte à inovadora governança de cidades e regiões que incorporam a sustentabilidade urbana nos seus desígnios estratégicos, cumprindo um programa de partilha de ferramentas de gestão e planeamento, além de serem desenvolvidas candidaturas conjuntas a programas, iniciativas e projetos europeus.
Seguindo o paradigma das Smart Cities, as cidades participantes têm por objetivo demonstrar à escala real soluções inovadoras pré-comerciais de tecnologias de informação, otimização de infraestrutras, mobilidade e eficiência energética, entre outras, de acordo com uma visão que alinha, simultaneamente, com as prioridades da Comissão Europeia, desenvolvidas através dos seus programas H2020, Interreg, Urbact, Erasmus Plus ou COSME, entre outros.
Notícias relacionadas
-
Guimarães participa na Conferência da ICC e no Fórum de Negócios dos Presidentes de CâmaraDestaque Homepage
Guimarães participa na Conferência da ICC e no Fórum de Negócios dos ...
26 Jun -
Guimarães representado em Bruxelas para primeiro encontro presencial do Intelligent Cities Challenge (ICC)Notícias geraisOutras Notícias
Guimarães representado em Bruxelas para primeiro encontro presencial do ...
24 Nov