Nova unidade de Acabamento Têxteis da J.F. Almeida inaugurada oficialmente
A inauguração, que teve lugar na manhã desta sexta-feira, 20 de outubro, teve a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, e António Costa, primeiro-ministro, para além de um conjunto de outras individualidades.
Na manhã desta sexta-feira, 20 de outubro, teve lugar a inauguração oficial da nova unidade de acabamentos têxteis da empresa J.F. Almeida, um evento que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Costa, primeiro-ministro, e ainda dos secretários de estado António Mendonça Mendes e José Maria Costa, para além de um conjunto de outras individualidades.
Antes das intervenções protocolares, Joaquim Almeida, CEO da empresa, guiou os convidados numa visita à nova unidade de acabamentos têxteis, que custou 15 milhões de euros, garante 45 novos postos de trabalho e emprega a mais recente tecnologia no que diz respeito à sustentabilidade ambiental.
Domingos Bragança, na sua intervenção, referiu-se à J.F. Almeida como uma empresa de referência no concelho de Guimarães e um exemplo a seguir no que diz respeito à inovação e às preocupações de sustentabilidade. “A JFA é uma empresa inspiradora, que aposta na tecnologia, criatividade e sustentabilidade”, disse. Dirigindo-se depois ao primeiro-ministro, o edil fez saber que, durante o mês de outubro, Guimarães tem vindo a discutir o “estado da arte” da sua economia, e a dar uma atenção especial às suas indústrias tradicionais, como é o caso da têxtil, a maior do território em termos de número de empresas e de valores de faturação. “Hoje, o têxtil é de base tecnológica, integra o novo conhecimento, e está no caminho da transformação digital e energética”, frisou.
Para o presidente da Câmara Municipal, é inevitável que se enverede por um caminho em que a Economia Circular deva estar no topo das prioridades, e em que o tratamento de dados seja visto como determinante para o que considera ser a “fábrica do futuro”, um projeto de base industrial que incorpore nos seus processos e produtos o conhecimento gerado nas unidades de investigação e na academia, sempre atento aos desenvolvimentos nas áreas da robótica, sensorização, IA e novos materiais. Domingos Bragança voltou a falar da Zona Livre Tecnológica, que espera ver implementada em Guimarães, e que será uma plataforma de experimentação de vanguarda, que promoverá uma nova economia, alinha com a agenda política de Guimarães, na prossecução da sustentabilidade e da inovação.
António Costa, primeiro-ministro, disse que a abertura da nova unidade da JFA é “um momento inspirador” e “um sinal de confiança para o setor têxtil”. O primeiro-ministro lembrou a resiliência do setor quando, em 2020, em pandemia, se reconverteu para produzir máscaras de proteção sanitária. Ainda que a conjuntura internacional seja desfavorável ao desenvolvimento económico, pelo facto de terem aumentado os custos energéticos e as taxas de juro, António Costa confia nas empresas portuguesas e na sua capacidade de reinvenção. “A JFA exporta 95% da sua produção, para mercados difíceis e de grande dimensão, como os Estados Unidos e o Canadá, tornando-se assim um exemplo inspirador”, disse. Lembrou ainda que a JFA está presente em duas das quatro agendas mobilizadoras do PRR, nomeadamente na Digitalização e no Uso Eficiente da Água.
Joaquim Almeida, CEO da JFA, agradeceu a todos a presença e manifestou o orgulho no passado de 40 anos da empresa. “Evolução e resiliência, assentes em valores de qualidade e sustentabilidade, garantem que a JFA crie valor para a comunidade e para o país”, referiu. Joaquim Almeida lembrou ainda o grande investimento em equipamentos e em energia renovável, e garantiu que a empresa está preparada para “respostas ágeis” e para continuar a ser uma “fabrico do futuro”.
Notícias relacionadas
-
Guimarães volta a dedicar o mês de outubro à EconomiaDestaque Homepage
Guimarães volta a dedicar o mês de outubro à Economia
09 Set -
A Associação Vida a Cores inaugurou a sua nova sede e o concelho de Guimarães beneficia agora de mais 42 lugares de CrecheDestaque Homepage
A Associação Vida a Cores inaugurou a sua nova sede e o concelho de ...
08 Set