Gestão de Resíduos
ECONOMIA CIRCULAR E RESÍDUOS
A Economia Circular é um modelo económico de produção e de consumo assente na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de produtos, materiais e recursos, que ganham um valor e utilização acrescidos. Inspirada nos mecanismos dos ecossistemas naturais implica a redução do desperdício de recursos e resíduos. Quando um produto chega o fim do ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia de forma a serem reutilizados o maior número de vezes possíveis, gerando um maior valor. Por oposição à economia linear, o que nesta seria considerado lixo, transforma-se num recurso de valor acrescido numa economia circular.
Na União Europeia, a Economia Circular tem capacidade para gerar poupanças na ordem dos 600 mil milhões de euros ou 8% do volume de negócios das empresas e para reduzir em 2,4% a emissão total anual de gases com efeito de estufa
A Gestão de Resíduos é composta pelas operações de recolha, transporte, armazenagem, tratamento, valorização e eliminação de resíduos, incluindo a monitorização dos locais de descarga após o encerramento das respetivas instalações, bem como o planeamento dessas operações. Diz-se Gestão Integrada quando está suportada numa hierarquia de planos e programas, desde a produção à reciclagem, ao tratamento/valorização e ao confinamento como último recurso.
- REDES – NETWORKING
- EUROCITIES – GRUPO DE RESÍDUOS – EUROCITIES ENVIRONMENT WASTE FORUMS
- REDE DE CIDADES HISTÓRICAS CONTRA OS RESÍDUOS DE PLÁSTICO (HISCAP) – HISTORIC CITIES NETWORK AGAINS PLASTIC WASTE
- ACORDO CIDADE VERDE – GREEN CITY ACORD
- PACTO PORTUGUÊS PARA O PLÁSTICO
- DECLARAÇÃO EUROPEIA DE CIDADES CIRCULARES – EUROPEAN CIRCULAR CITIES DECLARATION
ECOPONTAS & PAPACHICLETES
Na prossecução de soluções que impeçam a acumulação de resíduos dentro das cidades, o que se tornou um problema à escala global, Guimarães, no âmbito do Programa G4CE (Guimarães for Circular Economy) adotou o uso de duas estruturas de mobiliário urbano criadas pelo Laboratório da Paisagem: O projeto EcoPontas & PapaChicletes é uma dessas respostas, ao pretender contribuir, com uma ideia inovadora para a redução da acumulação de dois dos resíduos descritos como sendo dos mais encontrados, as pontas de cigarro e as pastilhas elásticas.
Se a legislação tem tentado contribuir para a resolução deste problema, Guimarães, tem estado na linha da frente dando o mote neste desafio. Assim, desta parceria e da sua implementação, resultou a recolha de mais de 45.000 pontas de cigarro e 5.000 pastilhas elásticas no espaço de poucos meses.
Podemos hoje encontrar estas estruturas disseminadas por todo o território de Portugal, contribuindo para o seu objetivo primordial.
Tem sido notório o esforço de investimento de Guimarães na Higiene Urbana, na incessante procura de soluções inovadoras, em Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Esse esforço e essa aposta tem tido concretização com a colocação de mais estruturas dispersas por toda a área do Concelho. Não perdendo de vista que que este projeto pretendeu também, enformar um forte contributo para a circularidade da economia, numa parceria entre o Laboratório da Paisagem, o Centro para a Valorização de Resíduos e mais tarde o Instituto da Soldadura e Qualidade, onde Guimarães lidera um projeto científico de valorização destes mesmos resíduos. Desta colaboração foi possível que das pontas de cigarro nascessem já esferas de argilas e tijolos e das pastilhas elásticas placas poliméricas para as mais diversas utilizações.
WCão
Aos desafios acima descritos, juntam-se outros, aos quais Guimarães tem procurado responder com uma busca de soluções diferenciadas. Uma destas problemáticas à a dos dejetos caninos. Para procurar responder a este problema Guimarães lançou e implementou duas novas estruturas de mobiliário urbano.
Para além de nestas ser possível o depósito dos dejetos, uma das estruturas foi concebida de forma a garantir o reaproveitamento das águas pluviais, o seu tratamento por filtragem e a sua disponibilidade em forma de bebedouro na base da estrutura.
- Para qualquer reclamação no âmbito da gestão dos resíduos clique AQUI