Apoios Culturais
IMPACTA – Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas
O tecido associativo do território vimaranense assume uma importância superlativa na dinâmica cultural existente, resultante de uma tradição com várias décadas de dinamização do setor e uma crescente adaptação às exigências dos tempos correntes no que à criação, apresentação e programação diz respeito.
Paralelamente, resultante deste importante fator e de uma aposta forte e determinada, com especial enfoque nas duas últimas décadas e com um marco crucial na Capital Europeia da Cultura em 2012, o concelho de Guimarães viu multiplicarem -se as estruturas, profissionais e artistas locais, criadores nas mais diversas áreas artísticas.
O Município tem, hoje, mais do que nunca, a especial obrigação de olhar de forma abrangente, estruturada e integrada para estas realidades, ajudando a criar as condições ideais para que deste pensamento coletivo surja uma programação do território concertada, espaços de apresentação regulares ou pontuais, e criadores que apresentam os seus trabalhos no território nacional e internacional.
O Regulamento IMPACTA, surgiu, assim, da necessidade de valorização da importância do associativismo no contexto cultural, com um pensamento transversal sobre as atividades culturais no território, abrangendo o concelho, abrindo ainda uma janela de apoio para dotar as associações e instituições no apoio ao investimento e à criação no sentido de garantir que a cultura em Guimarães seja cada vez mais diversificada e qualificada.
Mais informação: IMPACTA
Salas de Ensaio de Bandas de Garagem
O complexo resultante da reabilitação e refuncionalização do Teatro Jordão e da Garagem Avenida é central na sustentabilidade da estratégia de desenvolvimento do território de Guimarães assente na Cultura, Criatividade, Conhecimento e Ciência. Situado no coração do Bairro C, é o agregador dos princípios essenciais deste projeto, ao acolher as licenciaturas da Universidade do Minho em Teatro e em Artes Visuais, o Conservatório de Música de Guimarães, o Auditório e as Galerias expositivas e Salas de Ensaio, enquanto espaços de criação na área da música.
A criação e disponibilização de Salas de Ensaio de Bandas de Garagem, tem como objetivo específico proporcionar as condições para que os músicos do concelho possam desenvolver e amadurecer os seus projetos artísticos, estimular a sua criação e performance artísticas, apoiar a capacitação destes músicos para desenvolverem o empreendedorismo artístico e fomentar a disseminação de projetos musicais inovadores e originais da autoria de músicos radicados em Guimarães.
Mais informação:Regulamento e Utilização
Balcão de Apoio à Criação
O Balcão de Apoio à Criação pretende ser uma plataforma comum (virtual e física) que, de forma integrada, identifique, ligue e promova os diversos agentes culturais e criativos do território concelhio abrindo também espaço para soluções de mobilidade que promovam o seu encontro, a partilha de experiências, o trabalho em parceria, a formação/qualificação e a ligação ao exterior.
Assenta num processo de categorização do ecossistema cultural e criativo; numa fase de mapeamento (dos agentes culturais, dos equipamentos culturais e das estruturas de apoio ao sector); num esquema de divulgação dos eventos culturais do território e na disponibilização de notícias.
Objectivos:
- Fortalecer o networking entre criadores e instituições culturais presentes no território;
- Monitorizar as candidaturas submetidas no âmbito da plataforma IMPACTA;
- Potenciar abordagens multidisciplinares que permitam conectar as atividades culturais e criativas com o desenvolvimento territorial;
- Apoiar projetos em contexto de residência artística nacional ou internacional;
- Divulgar plataformas de financiamento para o sector cultural e criativo;
- Desenvolvimento de ações que visem a capacitação das entidades promotoras de atividades culturais e dinamização de espaços para criação e experimentação de projetos culturais numa lógica de articulação de agentes e ideias.
- Promover o conhecimento do sector através do mapeamento cultural;
- Acompanhamento das interações desenvolvidas entre os agentes culturais e o Município de Guimarães;
- Identificar os equipamentos culturais existentes no território;
- Adaptar instrumentos e mecanismos de suporte à gestão e desenvolvimento dos agentes do sector.
+ info AQUI