Projetos Culturais
BAIRRO C
Nas últimas décadas, Guimarães procurou alicerçar a sua visibilidade internacional num conjunto de projetos estratégicos, de médio e longo prazo, capazes de potenciar processos de regeneração urbana, valorização do património histórico edificado e potenciação do tecido de indústrias criativas, através de programação e criação contemporânea.
O projeto “Bairro C” pretende estruturar-se no território – ligação entre Zona de Couros, Caldeiroa e Avenida Conde Margaride - como um laboratório de ideias assente nos pilares da Cultura, Criatividade, Conhecimento e Ciência; um espaço para inovação e experimentação, quer do ponto de vista tecnológico, quer de novas estéticas e linguagens artísticas, oferecendo novas leituras sobre a relação entre a cidade, a criação artística e a comunidade.
ORQUESTRA DE GUIMARÃES
A criação de um projeto orquestral em Guimarães apresenta-se como um projeto ambicioso e singular que pretende integrar e potenciar o talento de artistas da nossa região. Baseado nos fortes laços criados entre a comunidade e as artes performativas, este projeto visa a criação de uma rede artística envolvendo as estruturas locais, salvaguardando assim dois fatores fundamentais para o sucesso do projeto: a sustentabilidade e a estabilidade.
Constituída na sua formação base por cerca de 40 músicos profissionais, apresenta-se como uma formação flexível de acordo com o programa a apresentar, capaz de interpretar diversos repertórios.
O projeto funciona com base num modelo de residências artísticas, que acontecem ao longo do ano, bem como através de projetos pontuais que sejam catalisadores da prática e fruição da música erudita em Guimarães. As linhas orientadoras da programação estarão assentes em fortes princípios ecléticos e de proximidade com a comunidade local.
A formação proporciona experiências de trabalho profissional a jovens músicos de qualidade, potenciando assim o seu desenvolvimento artístico. Paralelamente, o projeto é acompanhado por iniciativas que promovem a criação de novos públicos, tais como concertos pedagógicos nas escolas, concertos comentados ou direcionados para as famílias em horários condizentes.
Enraizado nos objetivos estratégicos, a Orquestra de Guimarães aspira promover a prática orquestral de qualidade com objetivos artísticos e programáticos bem delineados; proporcionar o contacto com a prática musical orquestral sinfónica aos jovens com qualidade artística, baseado em fortes princípios afetivos e pedagógicos que permitem o desenvolvimento artístico e interpretativo dos seus intervenientes; desenvolver a partilha de conhecimentos, amizade e respeito mútuo entre artistas da região; criar e fidelizar públicos, realizando concertos em horas que permitam a adesão de diversos públicos alvo, promovendo concertos didáticos e direcionados para as famílias e escolhendo criteriosamente o repertorio a interpretar.
QUARTETO DE CORDAS DE GUIMARÃES
É um projeto inovador de residência artística que visa desenvolver uma oferta constante na área da música de câmara a partir da cidade de Guimarães. Assim, tendo como base uma série de concertos regulares na cidade e concelho de Guimarães, o QCG tem como principal objetivo a promoção de Guimarães como plataforma de criação própria que servirá de embaixador da cidade, tanto em Portugal como no estrangeiro.
A criação de uma forte identidade — aliada à promoção de novas pontes com outras artes tais como as artes visuais, dança e artes plásticas — e o fomento da criação artística “made in” Guimarães, são os principais objetivos desta formação.