Jovens de Sete Países Europeus Visitam Guimarães no âmbito do Projeto ERASMUS+ 'Youngs4EuropeHeritage'

Evento decorreu entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro, em Guimarães.
Guimarães acolheu, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, um grupo de 40 jovens vindos de oito cidades europeias distintas - Porto (Portugal), Tar (Hungria), Kelme (Lituânia), Teo (Espanha), Castelmola (Itália), Kamionka Wielka (Polónia), Thessaloniki (Grécia) e Marsa (Malta). Esta visita enquadrou-se no âmbito do projeto ERASMUS+ "Youngs4EuropeHeritage", proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver competências interpessoais e conhecimentos sobre o nosso Património, enquanto exploravam o território.
O programa teve início com um jantar Intercultural no primeiro dia, que teve lugar na "Sala Showroom do IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães". O segundo dia iniciou com um workshop interativo sobre a "European Youth Strategy", sediado na Câmara Municipal de Guimarães, seguido por uma visita à citânia de Briteiros no mesmo dia. No segundo dia, os jovens desfrutaram de uma jornada cultural no Porto e em Vila Nova de Gaia. A manhã do terceiro dia foi marcada por uma palestra no " Paço dos Duques de Bragança" intitulada "Rethinking Heritage in the 21st Century", com visita guiada ao monumento, seguida por uma tarde dedicada à descoberta da cidade e à visita à Casa da Memória. Por fim, o penúltimo dia foi reservado para uma visita cultural a Braga e ao seu património Histórico.
Desde 2015, a União Europeia tem reconhecido a importância da preservação integrada do património cultural, tendo estabelecido os Anos Europeus do Património Cultural, como foi o caso de 2018. Um dos principais objetivos do Conselho da UE é preservar e valorizar o património cultural, considerando-o um agente ativo para o desenvolvimento das comunidades.
Sobre o "Youngs4EuropeHeritage"
O projeto "Youngs4EuropeHeritage" tem como propósito integrar os objetivos do programa Erasmus+ e do Conselho da UE em relação ao património cultural, proporcionando experiências enriquecedoras e conhecimento na área do património aos jovens europeus, especialmente àqueles que têm menos oportunidades, visando a sua valorização e salvaguarda.
A AJME (Associação de Jovens pela Memória Europeia), fundada em 2022, tem como objetivo promover a cidadania ativa dos jovens, facilitar o acesso à informação sobre o património cultural português e europeu, incentivar a participação em programas multiculturais e apoiar atividades juvenis por meio de debates, workshops, visitas de estudo e participação em programas europeus de juventude, voluntariado e cidadania.
Esta iniciativa destaca o compromisso em oferecer oportunidades educativas significativas e experiências transculturais aos jovens, fortalecendo laços e entendimentos entre diferentes nações europeias, enquanto promove a valorização do património cultural como um recurso vital para o crescimento e desenvolvimento das comunidades.
Sobre o ERASMUS +
O programa Erasmus+ visa apoiar a juventude, oferecendo oportunidades de formação e educação em diversas áreas por meio da educação não formal, fomentando a participação ativa e a cooperação entre organizações na UE.
Notícias relacionadas
-
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial em Sintra
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de ...
16 Set 2024 -
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de ...
28 Ago 2024 -
Guimarães acolhe primeira edição da Techstars Startup Week
Guimarães acolhe primeira edição da Techstars Startup Week
23 Ago 2024 -
Guimarães recebe um dos maiores torneios do Circuito Padel Tour, o Open Emblezart
Guimarães recebe um dos maiores torneios do Circuito ...
22 Ago 2024 -
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira ...
22 Ago 2024 -
Arranca hoje o Festival Guimarães Clássico
Arranca hoje o Festival Guimarães Clássico
12 Ago 2024