Apresentação do livro 'Sombras com rosto' marca celebrações do Dia da Mulher em Guimarães


Combinação de Música, Reflexão e Literatura destaca a importância da Igualdade de Género na Comunidade.
Uma semana volvida das celebrações do Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Espaço Municipal da Igualdade da Câmara Municipal de Guimarães em parceria com a Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães, e o eco do seu impacto continua.
O palco do evento foi a sala de conferências do CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães, que acolheu um momento musical interpretado pela artista vimaranense Maria João, finalista do “The Voice Portugal”, e contou com a presença de Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social e Conselheira Municipal para a Igualdade da Câmara Municipal de Guimarães, Rosa Oliveira, representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Tânia Salgado, Presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães e de Alexandra Ferreira, escritora e autora do livro “Sombras com Rosto”. Contou ainda com a presença de cerca de 80 pessoas, designadamente, o público em geral, vários alunos de uma Escola Secundária de Guimarães, vários parceiros estratégicos em representação de várias entidades, como forças de segurança, entidades da rede social, serviços de atendimento e acompanhamento social, projetos sociais entre outros.
Paula Oliveira, que conduziu a sessão de abertura, fez uma enriquecedora reflexão sobre a história apresentada no livro “Sombras com Rosto”, mencionando a história de várias mulheres que, apesar de gerações diferentes, vêm as suas vidas cruzadas, em termos emocionais, e afastadas através das escolhas que as personagens fizeram no seu percurso de vida.
Na sua intervenção, Rosa Oliveira, representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), fez uma partilha sobre a realidade da igualdade de género a nível nacional, descrevendo o percurso notável que Guimarães fez nesta área, caracterizando como um exemplo nacional no combate às assimetrias de género.
Já Tânia Salgado, fez a apresentação biográfica da escritora Alexandra Ferreira, que ao apresentar o seu livro “Sombras com Rosto”, destacou a importância das escolhas das mulheres na sociedade, afirmando que [as mulheres] são aquilo que lhes "é possível ser", são "fruto de um momento, de uma história, de um contexto", e as "escolhas como mulheres são muito condicionadas" pela família e pelas opções disponíveis.
A Sessão de Encerramento foi realizada por Ângela Rodrigues, Psicóloga do Espaço Municipal para a Igualdade da Câmara Municipal de Guimarães, que fez uma síntese sobre evento, destacando o trabalho estratégico para a integração da igualdade de género desenvolvido junto das mulheres no Espaço Municipal da Igualdade.
O evento encerrou com a intervenção de Rosária Fernandes, Assistente Social do Espaço Municipal para a igualdade, que homenagiou a memória de Olga Freitas, colaboradora da Divisão para a Coesão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Guimarães, dedicando-lhe uma música, através da última atuação de Maria João Soares.
Este evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher ficou marcado pela combinação da música, da reflexão sobre o papel da mulher e a igualdade de género e o contributo da literatura.
Notícias relacionadas
-
Sessão de Esclarecimento “Informação para a Integração” Realizada em Guimarães para Apoiar Comunidade Migrante
Sessão de Esclarecimento “Informação para a Integração” Realizada em ...
31 Out -
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial em Sintra
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património ...
16 Set