Câmara de Guimarães aposta na formação em comunicação acessível e inclusiva
Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência comemora de 26 de novembro a 10 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
A Câmara Municipal de Guimarães dá mais um passo rumo à inclusão ao promover uma ação de formação e sensibilização sobre comunicação acessível e inclusiva dirigida aos elementos do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Esta iniciativa realiza-se no auditório da FRATERNA – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, esta segunda-feira, 26 de novembro a partir das 14h30, prologando-se até às 17h30.
Todos os participantes desta ação de formação – pessoas com deficiência, representantes e técnicos das entidades do concelho que trabalham na área da deficiência - terão a oportunidade de responder à pergunta: “Comunicação (in)Acessível ou não? Eis a questão”.
Esta formação pretende desmistificar a deficiência/diversidade funcional e explicar a influência que a utilização dos conceitos adequados poderão ter nas mudanças necessárias à construção de uma sociedade mais inclusiva. Além disso, este encontro é uma oportunidade de perceber o que se deve ter em conta na produção de conteúdos e documentos acessíveis, na apresentação da informação em sites e saber quais as tecnologias usadas por pessoas com deficiência para comunicar. Os participantes terão, também, a possibilidade de conhecer alguns aspetos relacionados com a comunicação acessível, como atender este público e como tornar os ambientes acessíveis.
A Câmara Municipal de Guimarães, entendendo que o acesso à informação é um direito com a aposta nesta formação, pretende proporcionar aos principais intervenientes nesta área uma oportunidade para comunicarem cada vez melhor e chegarem a mais pessoas.
A desconstrução de mitos e preconceitos e consequente discriminação é no fundo o grande objetivo desta iniciativa que vai ao encontro da atividade que o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência tem promovido ao longo dos respetivos 15 anos de existência.
Este órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães é composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes e assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público.
Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os potenciais membros devem manifestar o respetivo interesse em integrar este grupo informal através do email:
forum.municipal.deficiencia@cm-guimaraes.pt
Notícias relacionadas
-
Câmara Municipal de Guimarães atribui cerca de 2 milhões de euros em subsídios para instituições de apoio socialDestaque Homepage
Câmara Municipal de Guimarães atribui cerca de 2 milhões de euros em ...
29 Jul -
Festa de Natal Fraterna celebra e reforça os Direitos HumanosNotícias geraisNotícias Social
Festa de Natal Fraterna celebra e reforça os Direitos Humanos
22 Dez