Câmara de Guimarães permite acesso a medicamentos aos munícipes carenciados
A identificação e referenciação dos beneficiários do “Programa Abem” será assegurada pela Divisão de Ação Social.
A Câmara Municipal de Guimarães assina um protocolo com a Associação Dignitude, esta terça-feira, às 12h00, no Salão Nobre, com o objetivo de garantir à população mais carenciada do concelho o acesso aos medicamentos devidamente prescritos. A Associação Dignitude é responsável pelo “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em novembro de 2015, por entidades do setor social e do setor da saúde, tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, pretendendo assumir-se como uma Plataforma de Responsabilidade Social.
Este programa tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica, e a sua operacionalização está essencialmente alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas.
A identificação e referenciação dos beneficiários do “Programa Abem” será assegurada pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães.
Reconhecendo que um em cada cinco portugueses não tem acesso às terapêuticas que lhe são prescritas, por dificuldades económicas, e que a falta de acesso ao medicamento não é apenas um problema de saúde, mas também uma questão de inclusão social, uma vez que condiciona variadas áreas, como sejam, o trabalho, a educação, o equilíbrio emocional e a vida comunitária, e por via do “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”, desde maio de 2016, esta Associação permitiu que mais de 3000 beneficiários tivessem acesso à medicação de que necessitavam, num total de cerca de 51.000 medicamentos dispensados.
A assinatura do protocolo de colaboração contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, os representantes da Associação Dignitude, Francisco Faria e Tiago Gonçalves.
Notícias relacionadas
-
Câmara Municipal de Guimarães atribui cerca de 2 milhões de euros em subsídios para instituições de apoio socialDestaque Homepage
Câmara Municipal de Guimarães atribui cerca de 2 milhões de euros em ...
29 Jul -
Festa de Natal Fraterna celebra e reforça os Direitos HumanosNotícias geraisNotícias Social
Festa de Natal Fraterna celebra e reforça os Direitos Humanos
22 Dez