Câmara Municipal de Guimarães celebra protocolo com a Associação Dignitude

O protocolo assinado facultará medicamentos à população carenciada do concelho de Guimarães e evidencia as preocupações sociais do Município de Guimarães. Domingos Bragança, Presidente da Câmara, destacou a importância da solidariedade social na resolução dos diversos problemas transversais da sociedade.
A Câmara Municipal de Guimarães assinou, na manhã desta terça-feira, 27 de março, um protocolo com a Associação Dignitude, com o objetivo de garantir à população mais carenciada do concelho o acesso a medicamentos. A facultação dos medicamentos será feita através do projeto ”Abem: Rede Solidária do Medicamento”, uma iniciativa da Associação Dignitude, que conta com o apoio de várias instituições de solidariedade social e entidades ligadas à saúde, nomeadamente as associações de farmácias.
Na sessão solene, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, a vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, o representante da Delegação Norte da Associação Nacional de Farmácias, Francisco Faria, e o gestor do projeto “Abem”, da Associação Dignitude, Tiago Gonçalves.
No seu discurso, Domingos Bragança referiu a importância e necessidade do apoio solidário para que todos possam ter uma vida digna, insistindo na ideia de que “a nossa responsabilidade, como cidadãos, é ajudar quem precisa”. O Presidente da Câmara afirmou que o Município de Guimarães aderiu a esta iniciativa com base na forte convicção de que “só resolvendo a pobreza é que estaremos em condições de resolver todos os outros problemas”, e salientou que o projeto “Abem” é um esforço de várias entidades para uma resposta firme e extensa, através da cooperação entre as instituições sociais e as de saúde, aos problemas do acesso às condições de saúde elementares, como é o caso do acesso aos medicamentos. Domingos Bragança lembrou ainda que o Município de Guimarães está fortemente empenhado na criação de uma Incubadora de Base Social que funcione como um núcleo de pensamento vocacionado para a ação, envolvendo a Universidade, as Instituições de Solidariedade Social, os especialistas e outras áreas do saber. O objetivo é uma intervenção que possa dar uma resposta estruturada a uma situação complexa, fazendo de Guimarães um território com uma forte preocupação social e solidária.
A Dignitude tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, pretendendo assumir-se como uma Plataforma de Responsabilidade Social. O programa “Abem” tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica e que seja portador de receita médica. A sua operacionalização está alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas. A identificação e referenciação dos beneficiários do programa “Abem” será assegurada pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, tendo já sido referenciadas 100 pessoas.
Notícias relacionadas
-
Projeto do Parque Florestal da Quinta da Ponte vai requalificar uma importante zona verde de BriteirosDestaque Homepage
Projeto do Parque Florestal da Quinta da Ponte vai requalificar uma ...
22 Mar -
Guimarães e Valladolid lançam-se na Nova Economia do EspaçoDestaque Homepage
Guimarães e Valladolid lançam-se na Nova Economia do Espaço
17 Set