Edifício do Verbo Divino poderá vir a funcionar como creche
A concretizar-se a intenção, que não depende apenas do Município, Guimarães passará a dispor de cerca de mais 120 vagas, que serão geridas por uma IPSS.
Na habitual conferência de imprensa que se realiza no final da Reunião do Executivo, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, disse aos jornalistas que o Município está a trabalhar na possibilidade de vir a arrendar, por um período de 10 a 20 anos, o edifício do Verbo Divino, para posterior cedência, em regime de comodato, a uma IPSS. O objetivo é que o rés-do-chão daquele edifício possa vir a funcionar como creche, acrescentado um número de cerca de 120 novas vagas.
O edil frisou que se trata de um processo que depende de vários fatores, desde logo de um acordo entre proprietários e autarquia, mas, e principalmente, das validações e autorizações necessárias que terão que ser formalizadas pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social, que permitirão o funcionamento do espaço para os fins pretendidos e que garantem a transferência, pelo Estado, das verbas necessárias para a sua gratuitidade. Também revelou que já encetou contactos com algumas IPSS que, caso se concretize o arrendamento por parte da Câmara, assumam o projeto como expansão das suas creches.
Domingos Bragança referiu ainda a vontade de arrendar todo o edifício para respostas sociais inovadoras, no âmbito de candidaturas ao Portugal 20/30, inovando no modelo de cuidados aos mais idosos, com o intuito de “fazer todos os possíveis para que, só em último caso, as pessoas tenham que abandonar as suas casas”. O presidente da Câmara enalteceu a dedicação, próxima e competente, da vereadora Paula Oliveira, e referiu que o Município de Guimarães está a fazer todo o seu trabalho para mitigar a falta de lugares de creche no concelho de Guimarães, mas dependendo sempre das aprovações de quem tem competência legal e financeira nesta matéria, que é o Ministério da Segurança Social.
Notícias relacionadas
-
Previstas cerca de 750 novas vagas em creches neste ano letivoNotícias geraisNotícias SocialOutras Notícias
Previstas cerca de 750 novas vagas em creches neste ano letivo
11 Set