Guimarães celebra Dia Mundial da Árvore com diversas ações de plantação no concelho
Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, acompanhou as iniciativas nos vários pontos do concelho.
A comemoração do Dia Mundial da Árvore ficou marcada, em Guimarães, com diversas ações nos vários pontos do Concelho. Juntas de Freguesias, Brigadas Verdes, Escolas e empresas locais, juntaram-se numa comemoração que contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira.
No Parque de Lazer de Ardão, em Silvares, 12 castanheiros foram plantados, numa atividade promovida pelo Leroy Merlin que, uma vez mais, se associou à iniciativa Guimarães mais Floresta, desenvolvida pelo Laboratório da Paisagem e pelo Município de Guimarães.
Em Brito, foram plantados 10 freixos, no local onde está a nascer a futura Ecovia, numa ação promovida pela VITRUS Ambiente, com o envolvimento alunos da EB1 Casais. Refira-se que a reabilitação deste troço está inserida no âmbito do projeto desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem e pelo Município REACTivar Guimarães - Renaturalização dos Corredores Verdes e Azuis dos rios Ave, Selho e Vizela, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito da iniciativa REACT-EU.
Ainda com o apoio dos técnicos do Laboratório da Paisagem, 113 alunos da Escola Básica de Barco e do Infantário Nuno Simões realizaram iniciativas de plantação de árvores e de produtos hortícolas no recinto escolar, respetivamente. Também em Barco, a Junta de Freguesia e a empresa Leoni realizaram uma ação de plantação de oito aveleiras naquela freguesia.
Em Moreira de Cónegos, em mais uma iniciativa acompanhada pelo Laboratório da Paisagem, 150 alunos do Centro Escola daquela freguesia participaram de uma ação de sensibilização sobre a importância das linhas de água, construindo ainda abrigos para insetos. Da parte da tarde, amieiros e freixos foram plantados junto ao Moinho de Moreira de Cónegos, numa iniciativa promovida pela junta de freguesia, com a participação de alunos da Universidade Sénior de Moreira de Cónegos.
Num dia simbólico, fica uma vez mais demonstrada a capacidade de mobilização da população, assim como a importância destas ações no caminho para o desenvolvimentos sustentável, e para a neutralidade climática, que Guimarães se encontra trilhar.
Refira-se ainda que, só no último ano, e no âmbito dos diversos projetos de plantação de árvores autóctones promovidos pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem – Guimarães mais Floresta ou Uma Árvore Por Cada Vida – já foram plantadas mais de 2 mil árvores.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de NotíciasDestaque Homepage
Guimarães recebe a 5.ª etapa do 33.º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de ...
28 Ago -
Guimarães acolhe primeira edição da Techstars Startup WeekDestaque Homepage
Guimarães acolhe primeira edição da Techstars Startup Week
23 Ago