Guimarães intensifica a luta para a eliminação da violência contra as mulheres
De 24 a 28 de novembro, Guimarães uniu-se para celebrar o Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
No passado dia 25 de novembro, Guimarães uniu-se numa série de eventos para assinalar o Dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, numa demonstração compromisso e consciencialização para com esta causa.
As atividades começaram um dia antes, a 24 de novembro, com a participação de Paula Oliveira, Vereadora e Conselheira Municipal para a Igualdade, no debate "Vozes ao Alto! Acabar com a violência exige mudança!", organizado pelo Núcleo do Movimento Democrático de Mulheres do distrito de Braga e a União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião. Paralelamente, a Equipa Técnica do Espaço Municipal para a Igualdade de Guimarães participou na Conferência "Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica: Uma Análise Interseccional da Realidade Nacional", promovida pela Universidade do Minho.
No dia 25, o apoio e a sensibilização não se limitaram às palestras. Durante um jogo de Andebol do Vitória Sport Clube, os jogadores entraram em campo com a faixa "Quem ama, respeita", uma iniciativa realizada em colaboração entre o Espaço Municipal para a Igualdade, o Vitória Sport Clube e a Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães.
A mobilização continuou nos dias subsequentes. A 27 de novembro, o Espaço Municipal para a Igualdade realizou uma apresentação na sessão intermunicipal "Erradicação da Violência contra as Mulheres", organizada pela Comunidade Intermunicipal do Ave e Município de Vila Nova de Famalicão. Já a 28 de novembro, o Espaço Municipal para a Igualdade, a Escola de Judo Para Todos, a Tempo Livre e o Vitória Sport Clube, uniram esforços para oferecer uma atividade de Defesa Pessoal, direcionada para mulheres, nas instalações do Estádio D. Afonso Henriques.
Estes eventos foram marcos de um esforço coletivo que procura a consciencialização, prevenção e combate à violência contra as mulheres, destacando o papel ativo de entidades e organizações na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Notícias relacionadas
-
Sessão de Esclarecimento “Informação para a Integração” Realizada em Guimarães para Apoiar Comunidade Migrante
Sessão de Esclarecimento “Informação para a Integração” Realizada em ...
31 Out -
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial em Sintra
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património ...
16 Set