Laço Azul lembra a necessidade de prevenir e denunciar os maus-tratos das crianças
Campanha de sensibilização da CPCJ iniciou-se com a colocação do laço azul no edifício da Câmara Municipal, ao início da manhã desta terça-feira, 4 de abril, com a presença de Domingos Bragança.
Em Guimarães, a campanha de sensibilização de Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância – “Serei o que me deres... que seja amor”, das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, teve início na manhã desta terça-feira, 4 de abril, com a colocação de um grande Laço Azul na fachada do edifício dos Paços do Concelho, um momento que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara, e que reuniu crianças da EB1 de Oliveira do Castelo, Patronato da Senhora da Oliveira, Jardim Infantil do Lar de Santa Estefânia, elementos do Centro de Formação da Cercigui, assim como responsáveis da CPCJ de Guimarães e Cercigui.
Após a colocação do laço, que foi confecionado no Centro de Formação da Cercigui, houve lugar às intervenções protocolares, que foram precedidas por um agradecimento a todos os que colaboram na iniciativa efetuado pela vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.
Domingos Bragança, presidente da Câmara, colocou a tónica na necessidade de dizer a toda a sociedade que é necessário “estarmos atentos e prevenirmos os maus-tratos das crianças”. “Este laço azul significa coragem. Nasceu da ação de uma avó que denunciou a própria filha pelos maus-tratos de que foi alvo a sua neta. O azul simboliza as nódoas negras e o sofrimento da criança. Precisamos de uma sociedade aberta, atenta às realidades, e de instituições fortes, que saibam envolver todos nesta luta que é fundamental”, disse. O edil terminou a sua intervenção agradecendo a todos o trabalho e a generosidade.
Henriqueta Dias, secretária da CPCJ de Guimarães, apelou para que todas as autoridades se sensibilizem para a causa. “Queremos crianças felizes”, disse. O mesmo sentimento foi partilhado por Bruno Faria, presidente da direção da Cercigui, que referiu ser um orgulho para a instituição poder participar na iniciativa. “Cabe-nos esta responsabilidade social para combater este flagelo. Estaremos sempre disponíveis para estas iniciativas”, frisou.
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens assinala abril como o mês da prevenção dos maus-tratos na Infância, através de diversas ações de sensibilização da comunidade para esta problemática.
Entre as atividades planeadas, de 19 a 28 de abril, em colaboração com a GNR e a PSP, alunos dos agrupamentos de escolas das Taipas, Abação, Briteiros e Gil vicente realizam uma Operação “Stop aos Maus-Tratos”, que consistirá na entrega aos automobilistas de uma fita azul e de um folheto explicativo do propósito da campanha.
Destaque ainda vai para atividades de sensibilização junto da comunidade escolar, no dia 26 de abril, no auditório Mário Rodrigues da Escola Sede do Agrupamento de Escolas das Taipas, onde terá lugar um programa de animação que conta com música rap “As crianças aprendem aquilo que vivem” e com o Teatro – sketches “Só queremos ser felizes”.
Quaisquer abusos podem ser denunciados à CPCJ de Guimarães, através dos telefones 300400411 ou 962124928.
Notícias relacionadas
-
Mês da Prevenção contra os maus-tratos na infância encerra com criação de Laço Azul HumanoNotícias Social
Mês da Prevenção contra os maus-tratos na infância encerra com criação de ...
27 Abr -
Mês da Prevenção contra os maus-tratos na infância encerra com criação de Laço Azul Humano
Mês da Prevenção contra os maus-tratos na infância encerra com criação de ...
27 Abr