Tocha da Paz que percorre o Mundo chega a Guimarães este sábado, Dia da Europa
Desde a corrida inaugural, a Peace Run visitou cerca de 150 países e mais de 10 milhões de pessoas participaram nesta corrida. Tocha já passou pelas mãos de muitas figuras mundiais, com destaque para o Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela, Dalai Lama ou Mikahil Gorbachev.
O Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, recebe este sábado, 09 de maio, pelas 12:45 horas, na Câmara Municipal, a tocha mundial da “Peace Run”, corrida global de estafeta que se encontra em Portugal de 04 a 12 de maio e que está a percorrer os cinco continentes, com o objetivo de cidadãos anónimos e figuras públicas nacionais e internacionais promoverem a paz, amizade e a harmonia pela passagem, de mão em mão, de um archote flamejante.
Durante os dois dias em que permanecerá em Guimarães, a Câmara Municipal, através da Divisão de Ação Social em parceria com a cooperativa Tempo Livre e um amplo conjunto de instituições do concelho, preparou um diversificado programa de iniciativas lúdicas, desportivas e culturais que decorrerão entre as 11:30 horas de sábado e as 10 horas de domingo, 10 de maio, momento em que a “Tocha da Paz”, como também é conhecida, parte em direção a Vila Real.
Uma atuação do Quinteto de Metais da Banda Musical de Caldas das Taipas abrilhantará no sábado, pelas 11:30 horas, a passagem da tocha junto à Escola Secundária das Taipas, estimando-se que meia hora depois esteja a atravessar a Alameda Alfredo Pimenta e a Rua Paio Galvão, já com a participação do Vice-Presidente do Município, Amadeu Portilha, portador da tocha desde Fermentões. Às 12:15 horas, a corrida visitará a Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, assinalando simbolicamente os 150 anos da instituição.
Após uma passagem pelo Centro Histórico e pelo Castelo de Guimarães, os participantes concentram-se no edifício dos Paços do Concelho onde o Coordenador Europeu da Peace Run, o austríaco Dipavajan Renner, procederá à entrega da tocha ao Presidente da Autarquia, Domingos Bragança. Na cerimónia, acompanhada pelo Coro Infantil da Sociedade Musical de Pevidém, será igualmente hasteada a bandeira da União Europeia, evocativa do Dia da Europa, que se comemora no sábado, 09 de maio.
Pelas 15 horas, a Colina Sagrada vai animar-se com as atuações de “Os Torcanta” (ADCL), Loucos do Ritmo (CAR), Coro Juvenil do Lar de Santa Estefânia e Coro do Centro Juvenil de São José. Às 15:15 horas, a equipa internacional de corredores, da qual também fazem parte a Coordenadora Nacional do Peace Run, Florbela Paiva, e o Coordenador Local, Ricardo Mota, visitará as instalações da Associação de Apoio à Criança.
Em paralelo, continuará a decorrer o programa musical na Colina Sagrada, também com a participação da Academia de Música Valentim Moreira de Sá (16h), enquanto a Tuna da UNAGUI atua no Largo do Toural (16h30). À noite, a tocha da Peace Run estará no Centro Histórico no evento “Guimarães vai Brilhar com o Pirilampo”, organizado pela Cercigui. Durante os oito dias que permanecerá no Norte de Portugal, estima-se que 6 mil crianças vão participar na Corrida da Paz, num percurso total de 416 quilómetros que terminará em Bragança no dia 12 de maio, após visitas a escolas, organizações desportivas e culturais e câmaras municipais.
Apoio de ilustres personalidades
Atletas da Inglaterra, Bulgária, Áustria, Rússia, Croácia, Alemanha e Portugal estarão presentes em Guimarães na Peace Run, evento humanitário de cariz mundial que procura, desde 1987, promover a amizade e a compreensão internacionais, através de uma tocha que já foi tocada por milhões de pessoas de todos os registos culturais. O fundador Sri Chinmoy, atleta, filósofo, artista e poeta, dedicou a sua vida à promoção dos ideais de harmonia e união mundiais, tendo colaborado até 2007 com as Nações Unidas.
Individualidades universalmente reconhecidas e de vários setores juntaram-se já ao grupo de corredores voluntários, carregando a tocha por alguns passos, quilómetros ou apoiando, simplesmente, os corredores durante a sua passagem, como são exemplos o Papa João Paulo II, Dalai Lama, Madre Teresa de Calcutá, Arcebispo Desmond Tutu, Mikhail Gorbhachev, Nelson Mandela, Carl Lewis ou Muhammad Ali. Também em Portugal individualidades como Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado ou Francis Obikwelu (atletas), João Garcia e Ângelo Felgueiras (alpinistas) ou André Sardet (cantor) associaram-se a este movimento global cujo fundador é o autor da seguinte mensagem: “Paz não é a ausência de guerra; Paz é a presença de harmonia, alegria e unicidade. A Paz revela a absoluta excelência da vida humana!”.
Notícias relacionadas
-
Corrida de estafeta pela paz internacional chega a Guimarães esta quinta-feira, 25 de fevereiroNotícias DesportoNotícias geraisNotícias Social
Corrida de estafeta pela paz internacional chega a Guimarães esta ...
25 Fev