Pacto Climático de Guimarães apresentado às organizações do território
Município de Guimarães e demais parceiros comprometidos com o objetivo da neutralidade climática em 2030.
Na tarde desta segunda feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal, teve lugar a apresentação do “Pacto Climático de Guimarães”. Esta iniciativa promovida pelo Município visa envolver cidadãos, empresas e instituições, no objetivo comum da neutralidade climática 2030.
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, da Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, e do corpo dirigente da Direção Municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal.
Ciente da importância das alterações climáticas, o Município de Guimarães tem, ao longo dos últimos anos, desenvolvido um conjunto de ações que visam a mitigação dos efeitos das emissões, bem como a implementação de estratégias que resultam numa melhor adaptação do território, tornando-o mais resiliente. Em 2013 o Município de Guimarães aderiu ao pacto de autarcas e, em 2020, conseguiu atingir o objetivo proposto pela União Europeia de redução em 20% das emissões dos GEE (Gases com Efeito de Estufa). Mais recentemente, em 2022, Guimarães foi selecionada pela Comissão Europeia para participar na Missão Cidades Inteligentes, juntando-se a 100 cidades europeias no desafio de atingir a neutralidade climática até 2030.
As diferentes publicações científicas relacionadas com as alterações climáticas, reforçam, no entanto, que a redução das emissões depende, por um lado, da implementação de medidas infraestruturais e, por outro, do envolvimento de todos os agentes do território e de toda a comunidade.
De acordo com Sofia Ferreira, “de forma a promover uma transição justa que compreenda fatores de ordem ambiental, económica e social, é importante este trabalho de envolvimento. Sabemos que é um desafio de grande complexidade, e que só será possível com a união e forte compromisso de todos.”
Atuando em conformidade com a União Europeia, o Município de Guimarães está comprometido com a adoção de estratégias eficazes na resolução da emergência climática atual, contando para isso com o apoio e esforço de diversos agentes para que, numa missão conjunta, a neutralidade carbónica seja alcançada em 2030.
Aos subscritores do Pacto Climático de Guimarães caberá, a partir do dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, o compromisso de: adotar estratégias de curto, médio e longo prazo com vista à descarbonização da atividade; liderar, capacitar e facilitar a adaptação da atividade às ambições de redução de emissões de GEE; envolver os vários agentes e entidades colaborantes; recolher dados, monitorizar e reportar os avanços alcançados para as metas de redução de emissões de GEE e de sustentabilidade; comunicar a mensagem e metas alcançadas, garantido a transparência dos processos e envolvendo todas as partes interessadas durante os mesmos.
Notícias relacionadas
-
Semana da Mobilidade comemorada em Guimarães de 16 a 22 de setembroNotícias geraisNotícias GMV
Semana da Mobilidade comemorada em Guimarães de 16 a 22 de setembro
07 Set -
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro (14h30) Notícias geraisNotícias GMV
Semana Europeia da Mobilidade apresentada em Guimarães no dia 07 de setembro ...
28 Ago