Guimarães recebe espetáculo de conceituado coreógrafo britânico em data única no país
Company Wayne McGregor estreia-se em Portugal, este sábado, com a apresentação de “Atomos”. Uma dezena de bailarinos dá vida ao seu estilo único. Para ver, no CCVF.
O Centro Cultural Vila Flor acolhe este sábado, 07 de maio, às 22 horas, a estreia absoluta da Company Wayne McGregor em Portugal. O multipremiado coreógrafo britânico traz a Guimarães a peça “Atomos”, um hino à inteligência do corpo e uma reflexão sobre o potencial do corpo humano. Conhecido pela sua singularidade e pelo questionamento persistente sobre o cruzamento da arte e da ciência, do corpo e da mente, Wayne McGregor permanece na linha da frente da criação contemporânea dos últimos 20 anos.
“Atomos” – o espetáculo que traz a Guimarães, na sua primeira visita a Portugal – cresce a partir da mais pequena unidade da matéria. Corpos, movimento, filme, som e luz são atomizados em pequenos fragmentos de sensações intensas. Dez bailarinos dão vida ao estilo único de Wayne McGregor, que cria nesta obra uma experiência única não só para o público, mas também para os próprios bailarinos. A equipa envolvida neste projeto recorreu à tecnologia para explorar o funcionamento do próprio corpo, uma vez que o “eu” ganha forma através dos outros e com os outros.
O público vai, com esta peça, experienciar uma abordagem coreográfica completamente inovadora. Mais do que um espetáculo, “Atomos” é uma experiência sensorial onde todos os sentidos estarão em alerta na senda da descoberta do corpo enquanto derradeira ferramenta tecnológica. Um corpo que pensa e reage, um corpo que se adapta e comunica através do movimento, da postura e, sempre, da ligação estabelecida com o próximo, característica que lhe confere humanidade.
A obra de McGregor, que cria dança a partir do átomo, da mais ínfima partícula, sempre girou muito em torno da exploração dos limites do corpo e este “Atomos” sublinha essa preocupação uma vez mais. Os bilhetes para o espetáculo já se encontram à venda, podendo ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Vila Flor, Lojas Fnac, El Corte Inglés, Worten, entidades aderentes da Bilheteira Online, e via online em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.