Vaudeville Rendez-Vous celebra dez anos e faz a festa do novo circo nas ruas e nas salas de teatro do Quadrilátero
Paulo Lopes Silva defendeu que as quatro cidades juntas formam “o maior polo cultural do país”, evidenciando a relação que têm com o festival e a afirmação de união perante um país inteiro.
Está apresentada a programação da 10ª edição do festival do novo circo contemporâneo das cidades de Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos. O Vaudeville Rendez-Vous aterra no Quadrilátero Cultural, entre os dias 16 a 20 de julho, com 25 apresentações e uma mão cheia de atividades paralelas. Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença na apresentação do festival, que decorreu na Casa das Artes, em Famalicão.
Na sua intervenção, Paulo Lopes Silva defendeu que as quatro cidades juntas formam “o maior polo cultural do país”, evidenciando a relação que têm com o festival e a afirmação de união perante um país inteiro. Destacou, ainda, o facto do festival se apresentar este ano, e pela primeira vez, com espetáculos dentro de portas dos teatros e espaços convencionais do Quadrilátero.
O Festival Internacional de Circo Contemporâneo do Teatro da Didascália celebra 10 anos de idade com 15 espetáculos, oito deles serão estreias nacionais, e sete atividades de mediação cultural, onde se incluem oficinas e momentos de debate e partilha. Ao longo dos cinco dias de programação do festival que "desassossega públicos" e que coloca artistas e público a circular entre as cidades de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, o Vaudeville Rendez-Vous de 2024 apresenta-se fortemente marcado pela acrobacia.
Para Bruno Martins, responsável pela programação e diretor do Teatro da Didascália, o festival "afirma-se como uma importante montra do melhor que se produz a nível nacional e internacional, com uma programação simultaneamente experimental e popular, capaz de eliminar fronteiras e confrontar o público com o desconhecido; assim o é há 10 anos."
O Vaudeville Rendez-Vous cruza-se nas quatro cidades durante os dias 16 e 20 de julho, sendo Guimarães a protagonista ao receber uma das peças mais esperadas na programação "indoor" do festival. "Le Repos Du Guerrier", de Edoard Peurichard, tem estreia nacional marcada no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, no dia 17 de julho. Destaque ainda, para a oficina de acrobacia aérea, por Daniel Seabra e para os espetáculos que irão decorrer nos espaços públicos da cidade como o Largo de Donães, Plataforma das Artes, Largo Cónego José Maria Gomes, Jardins do Paço dos Duques de Bragança e Largo de São Francisco. Entretanto, e num convite dirigido a todos os habitantes e visitantes dos quatro concelhos, a programação poderá ser consultada na plataforma do Teatro da Didascália ou então, muito brevemente, na agenda municipal Em Guimarães.