Câmara de Guimarães apresenta sistema inovador que muda recolha de lixo

Projeto, distinguido com um “Green Project Awards”, será iniciado a título experimental no Centro Histórico. PAYT (Pay As You Throw / Paga o lixo que produz) entra em vigor em 2016.
O Município de Guimarães vai implementar um projeto pioneiro em Portugal que promete mudar o paradigma da recolha de lixo em Guimarães. A sessão pública de apresentação está marcada para este sábado, 21 de novembro, pelas 10:30 horas, numa cerimónia que decorrerá no Centro Histórico, na Extensão do Museu de Alberto Sampaio, na Praça de S. Tiago, em Guimarães.
O novo modelo resulta de um projeto da vimaranense Dalila Sepúlveda, Chefe de Divisão dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Guimarães, distinguida em 2014 com o Prémio “Obra Escrita Original Green Project Awards”, com a apresentação do conceito “Pay-As-You-Throw”, uma inovadora proposta para a aplicação de um sistema de pagamento de deposição de resíduos que beneficia cidadãos que promovam a reciclagem de resíduos indiferenciados.
Atualmente, é cobrada uma tarifa pela recolha de resíduos que está associada ao consumo de água na habitação ou comércio, paga através do recibo da água. Com o novo sistema, no Centro Histórico, a tarifa passará a estar indexada ao número de sacos do lixo utilizados, pelo que cada utilizador pagará consoante a quantidade de resíduos que produzir. Como a recolha dos materiais recicláveis é gratuita, quanto mais os utilizadores reciclarem menos vão pagar.
O projeto, que será implementado em 2016, conta com a colaboração da empresa municipal Vitrus Ambiente, que vai iniciar a distribuição de mini ecopontos já a partir de dezembro. A recolha dos resíduos será efetuada com recurso a uma viatura elétrica como meio de transporte.
A apresentação deste inovador projeto abre a programação da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que Guimarães vai comemorar entre 21 e 29 de novembro, no âmbito da iniciativa europeia “European Week for Waste Reduction”, cujas ações visam a sensibilização, a consciencialização e a educação da população para a sustentabilidade ambiental.
Notícias relacionadas
-
Plano Estratégico da CVE 2026 aprovado em reunião do Executivo MunicipalDestaque Homepage
Plano Estratégico da CVE 2026 aprovado em reunião do Executivo Municipal
10 Fev -
Com o título de CVE 2026 Guimarães terá ainda mais visibilidade e reputaçãoDestaque Homepage
Com o título de CVE 2026 Guimarães terá ainda mais visibilidade e reputação
29 Nov