Hospital Nossa Senhora da Oliveira promove as primeiras Jornadas da Qualidade na Saúde
A Sessão de Abertura contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
No final da manhã desta sexta-feira, 15 de novembro, teve lugar a Sessão de Abertura das Primeiras Jornadas da Qualidade do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães, subordinadas ao tema “Uma Visão sobre a Qualidade na Saúde”, que reuniu vários especialistas e responsáveis de organismos ligados à saúde em Portugal.
Na sua intervenção, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, realçou a importância da saúde no seu sentido mais lato, e que se cruza com as várias atividades em comunidade. A importância de uma educação aberta que forneça os instrumentos cognitivos fundamentais para uma literacia em saúde foi também um dos pontos que Domingos Bragança evidenciou, a par da Cultura, do Desporto e do Conhecimento. Na conceção do Presidente da Câmara, uma vida de bem-estar implica saber cuidar da mente e do espírito, bem como estar atento para a necessidade de recorrer a cuidados médicos quando necessário. Para tal, é preciso que os cidadãos estejam esclarecidos e munidos do conhecimento necessário, motivo pelo qual a sua visão é sistémica.
Para Domingos Bragança, a qualidade dos serviços prestados pelo pessoal técnico do Hospital Nossa Senhora da Oliveira é fundamental, o que requer condições de trabalho que valorizem e motivem os profissionais que aí trabalham, dedicadamente, todos os dias. “A Câmara Municipal não prescinde de integrar o conjunto de organismos que estão presentes nas soluções a adotar para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços de saúde”, frisou. Exemplos desse comprometimento e atenção que a autarquia presta ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira são os contributos da Câmara Municipal para a construção da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (UDIC), e as obras de requalificação do serviço de urgência, que ampliarão e dotarão o espaço de melhores condições de atendimento aos utentes, e cujo esforço municipal representa um terço dos 3,2 milhões de euros do custo total.
O Presidente da Câmara manifestou ainda a vontade de ver concretizar-se uma cooperação científica estreita entre a Universidade do Minho e o Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Um cruzamento de saberes que, segundo Domingos Bragança, “é muito importante para o desenvolvimento e para a valorização do conhecimento na área da saúde”.
Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração do HNSOG, destacou a qualidade que preside, diariamente, à atividade dos profissionais do hospital, dando destaque à importância dos processos de organização e de acreditação para a estandardização dos processos. “A qualidade vive-se no dia a dia e não se obtém por acaso. Na saúde não podemos cometer erros”, concluiu.
Notícias relacionadas
-
Guimarães já entregou as viaturas de apoio domiciliário às USF do concelhoDestaque Homepage
Guimarães já entregou as viaturas de apoio domiciliário às USF do concelho
23 Jul -
Semana Europeia do Teste Primavera 2024 - CAOJ Guimarães
Semana Europeia do Teste Primavera 2024 - CAOJ Guimarães
22 Mai