ProChild Recebe Prémio dos Direitos Humanos 2023 pela sua Dedicação à Infância em Guimarães
No passado dia 13 de dezembro, a Sala do Senado do Palácio de São Bento foi palco da Cerimónia de Entrega do Prémio Direitos Humanos da Assembleia da República, tendo estado presente o Presidente da Assembleia da República, Augutos Santos Silva, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães e vice-presidente do ProChild CoLAB, Adelina Pinto, a presidente da direção do ProChild e professora catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UMinho), Isabel Soares, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
Na edição de 2023, os vencedores foram o ProChild CoLAB, projeto sediado em Guimarães, e a P.A.J.E. - Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acholhidos. Na sessão, foi também entregue a Medalha Comemorativa do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa: Pedro Strecht, Álvaro Laborinho Lúcio, Ana Nunes de Almeida, Catarina Vasconcelos, Daniel Sampaio e Filipa Tavaraes.
Esta significativa distinção reconheceu o trabalho do ProChild na luta contra a pobreza e a exclusão social na infância, além do seu papel fundamental na defesa dos direitos das crianças, alcançado através de uma abordagem científica transdisciplinar e de colaborações estratégicas com diversos parceiros nos setores público e privado.
Sobre o Prémio dos Direitos Humanos
O Prémio Direitos Humanos foi instituído em 1998, quando a Assembleia da República, na celebração do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovou uma resolução que instituiu o dia 10 de dezembro como Dia Nacional dos Direitos Humanos. A partir do ano seguinte determinou-se que o Prémio seria anualmente atribuído a uma organização não governamental, ou personalidade, que viesse a distinguir-se na defesa dos direitos humanos.
Sobre o ProChild CoLAB
O Laboratório Colaborativo ProChild CoLAB é uma associação privada sem fins lucrativos, que pretende combater a pobreza e exclusão social na infância, através de uma abordagem científica transdisciplinar, diversificada, integrada, que articula os setores público e privado na promoção do bem-estar e dos direitos das crianças.
O ProChild CoLAB coloca as crianças no centro da investigação e da inovação, e desenvolve os seus projetos e modelos de intervenção em torno de duas grandes áreas: Intervenção Social e Tecnologias Digitais.
Notícias relacionadas
-
Showcooking Famílias: Evento Final do Projeto “Fostering SMART Nutrition” com a Chef Liliana Duarte
Showcooking Famílias: Evento Final do Projeto “Fostering SMART Nutrition” ...
26 Out -
Crescer Seguro vai permitir que as creches do concelho de Guimarães tenham uma elevada qualidade formativaDestaque Homepage
Crescer Seguro vai permitir que as creches do concelho de Guimarães tenham ...
23 Set