Inauguração da Requalificação do Edifício Escolar e Campo de Jogos da Escola do Deserto - EB1/JI do Deserto
As obras realizadas incluíram a aplicação de isolamento térmico nas paredes (sistema capoto), a renovação das coberturas em telha, a substituição de painéis de policarbonato na área de recreio, bem como a troca de tubos de queda e a limpeza de caleiras e coberturas em chapa ondulada.
A Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Deserto, na União das Freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite, em Guimarães, celebrou a conclusão das obras de requalificação do edifício escolar e do campo de jogos, numa cerimónia organizada pela Junta de Freguesia e marcada pelo reconhecimento do esforço coletivo da comunidade educativa e autárquica. Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, marcou presença juntamente com o deputado à Assembleia da República, Ricardo Costa, pelos vereadores Sofia Ferreira e Nelson Felgueiras e pelo presidente da junta de freguesia, Carlos Borges. A requalificação, que representou um investimento total de 149 mil euros, visou criar melhores condições de conforto, segurança e eficiência térmica para os alunos e restante comunidade escolar.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, realçou a importância de todas as escolas estarem equipadas com boas condições, congratulando a EB1/JI do Deserto por ser uma inspiração para a comunidade estudantil. “A Escola é o melhor sítio do mundo para os alunos que a frequentam se for como esta Escola, uma Escola Aberta, de comunidade, de formação para a vida, para o exercício inteiro da cidadania, das competências do conhecimento para o trabalho, até como cientistas, líderes e empreendedores. Esta Escola é um exemplo do que tenho afirmado e temos feito: independentemente da localização geográfica das nossas Escolas, na cidade ou na freguesia mais distante, todas têm direito ao melhoramento contínuo das suas condições. Aqui uma distinção relevada pela elevada envolvência da comunidade, tão bem liderada pelo Agrupamento Escolar, pela Junta de Freguesia e pela Associação de Pais, que hoje constatamos aqui, nos diversos projetos apresentados e, até, presente no espirito Nicolino, refletido pelas crianças e jovens alunos que nos receberam ao som do toque das suas caixas e bombos.
O presidente da junta de freguesia, Carlos Borges, destacou o impacto positivo destas melhorias para a comunidade escolar, agradecendo o apoio do presidente da câmara, Domingos Bragança, e o trabalho incansável dos professores e auxiliares em pro dos alunos da escola.
As obras realizadas incluíram a aplicação de isolamento térmico nas paredes (sistema capoto), a renovação das coberturas em telha, a substituição de painéis de policarbonato na área de recreio, bem como a troca de tubos de queda e a limpeza de caleiras e coberturas em chapa ondulada. Na zona do pré-escolar, foi também realizada a pintura e limpeza das paredes e cobertura. A execução das obras ficou a cargo da empresa Engeglobal, Lda, com um prazo de conclusão de 120 dias.