Conversa sobre o passado e o futuro da indústria têxtil na Casa da Memória

A Casa da Memória recebe no próximo dia 23 de março o ciclo de conversas «Têxtil: A Memória do Futuro». A iniciativa, agendada para as 21 horas, contará com a participação do Convidado Gilberto Santos.
O ciclo de conversas em torno da indústria têxtil que nos transporta numa viagem até ao futuro e o passado desta indústria.
A tecnologia, que se expande e domina em todas as fases dos processos criativos e produtivos, é o centro de uma dinâmica paradoxal: à novidade sucede-se a obsolescência, num ritmo alucinante. Nesta viagem, que iniciamos recordando as primeiras fábricas têxteis instaladas em Guimarães no século XIX, falamos das invenções mecânicas e da introdução da eletricidade, discutimos sobre o aparecimento da química industrial, sobre a introdução das fibras sintéticas e o contributo da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da indústria têxtil, um setor que se emaranhou na vida de milhares de vimaranenses. Estas conversas encaminham-nos agora para o desconhecido: que futuro espera esta indústria?