Iniciativa 'Guimarães Cinema Som' até 15 de outubro

Entre os dias 7 e 15 de outubro vai realizar-se o festival “Guimarães Cinema Som”, tendo como locais o Centro Cultural Vila Flor e Plataforma das Artes.
“Guimarães Cinema Som” é um novo conceito de festival de cinema/música todos se juntam lado a lado para escutar, ver e pensar o melhor cinema que a humanidade criou.
No festival vai haver competições de filmes internacionais atendendo ao tratamento artístico do som com a presença dos realizados, concurso de bandas sonoras originais para curtas-metragens mudas, de mostras não competitivas de filmes com música, ao vivo, para grande orquestra ou piano e ainda de um diversos workshops, conferências e masterclasses.
SECÇÕES DO FESTIVAL
MANHÃS CINEMA SOM:
Sessões de cinema pensadas no público juvenil. Uma sensibilização para momentos fundadores do cinema e um convite à experiência do cinema mudo na companhia de musical ao vivo, a cargo do pianista Filipe Raposo, colaborador da Cinemateca Portuguesa.
SONORAS QUALIDADES:
Seleção de obras que ditaram na cinematografia mundial. Haverá um momento para apreciar as inovações no domínio sonoro e viajar pelos quatro cantos do cinema. Este festival colabora com uma evocação de Abbas Kiarostami.
MUDAM-SE OS TEMPOS:
Sendo o cinema considerada a 7ª arte a grande aposta deste festival é a exibição do cinema mudo acompanhado com música ao vivo ou com recursos à música original dos filmes.
RETROSPETIVA ROB ROMBOUT:
É uma enorme honra para o festival poder dar a conhecer melhor a obra deste cineasta, evidenciando a grande oportunidade de poder assistir à estreia internacional do último filme de Rob Rombout.
COMPETIÇÕES DE CURTAS:
Só porque todos temos também uma palavra neste festival. Guimarães Cinema Som criou a Sessão Guimarães Júnior dando a possibilidade ao público juvenil escolher a melhor curta-metragem a concurso. No domínio da exploração do som no cinema, o festival apela à participação dos nossos jovens, em colaboração com as escolas de Guimarães. Haverá um premio que será o público a atribuir, dando a possibilidade de votar nas curtas-metragens apresentadas em competição. Contudo também serão escolhidos filmes por parte do júri internacional do Guimarães Cinema Som.
APRE(E)NDER CINEMA:
Haverão varias masterclasse e seminários assegurados por Rob Rombout, António de Sousa Dias, Sérgio Dias Branco e Daniel Moreira. Lugar para uma sessão especial de curtas-metragens, Doc Nomads, projeto associado a Rob Rombout.