Paraguaii
15 Fev
Adicionar a calendário
2020-02-15 21:30:00
2020-02-15 23:59:00
Europe/Lisbon
Paraguaii
Casa do Povo de Briteiros S. Salvador
;
Paraguaii é o projecto formado por Giliano Boucinha na guitarra, voz e synths de Zé Pedro Correia nos synths e baixo.
O primeiro single, She, foi editado em Dezembro de 2014 pela Elephante MUSIK e em Março de 2015 foi lançado o 2º single Black Ships que serviu como tema de apresentação do primeiro EP de Paraguaii. 2016 foi o ano de apresentação do primeiro disco da banda, Scope, considerado um dos 30 melhores álbuns nacionais pela Antena 3 no tradicional balanço do ano.
Em 2017, com o selo da Blitz Records/Sony BMG, chegou Dream About The Things you Never Do, assumidamente, o registo mais pop dos Paraguaii. Oito temas que propõem um jogo constante entre os universos mais dançantes da música electrónica, nascida ou devedora dos anos 80, e a genética rock do colectivo. Dream About The Things you Never do terminou o ano de 2017 na lista de melhores álbuns nacionais para os leitores da Blitz, para o Produto Interno Brutal, para o Nuno Reis (Antena 3) e para a Antena 3 e a tour de apresentação passou por Espanha, França e Suíça, numa tour internacional de 20 datas entre Abril e Maio. Em Portugal a banda passou pelo Lisboa Dance Festival, Festival Fica na Cidade, Cais à Noite, Festival Quintanilha Rock, Festival Souto Rock, MIL, Festival Super Bock em Stock, entre outros.
Os Paraguaii são uma das bandas portuguesas escolhidas pela INES#Talent como aposta para 2019/2020. Kopernikus, o terceiro longa-duração, que evoca o nome do homem que formulou um novo paradigma do universo e que colocou o Sol em vez da Terra no centro do universo.
A capa do disco tem como principal foco o próprio Kopernikus, ilustrado pelo génio Stanislaw Szuklaski, ao quem a banda presta toda a sua homenagem de Obra pra Obra. Depois de Wild Horses, o primeiro single, que já demonstrava um lado mais escuro e sombrio, este disco, musicalmente falando, foca-se na mistura entre guitarras e baixos com distorções e afinações que vêm de géneros que passam por vários espectros desde o Stoner, pelo Doom, sem deixar de lado a veia mais eletrónica, onde falam mais alto os sintetizadores e caixas de ritmos, com um cunho um tanto ou quanto 'berlinesco' e geometricamente "dançáveis". O significado do disco tem, assim, um propósito mundano, intervencionista, com tons de elementos eróticos, porém, sem deixar de lado este lado tão atual do ódio massificado pela diferença e pelo Outro. Kopernikus é, no fundo do seu ser, a encarnação de uma viagem num projétil, que parte na descoberta solitária de novos mundos e sonoridades.
FICHA ARTÍSTICA
Giliano Boucinha I Voz, guitarra e Synths
Zé Pedro Correia I Synths e Baixo
Classificação etária | M/6 Duração aprox. | 60 min.
Entrada | 1€
Gratuito até aos 12 anos
ORG.: Câmara Municipal de Guimarães
PARCEIROS LOCAIS: União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Sta. Leocádia e Casa do Povo de Briteiros S. Salvado
Horário:
21h30
Local:
Casa do Povo de Briteiros S. Salvador
;