Guimarães implementa projeto do URBATC que visa premiar os cidadãos que reciclam
O projeto “Tropaverde” pretende recompensar os cidadãos que façam a separação dos seus resíduos, trocando estrelas (pontos) no momento em que entregam os seus resíduos recicláveis por descontos ou ofertas de produtos ou serviços.
O Município de Guimarães participou esta quinta-feira na Maratona das Transferências, um evento online em que 17 municípios nacionais partilharam as experiências e resultados da sua participação em Redes de Transferência URBACT.
A Maratona das Transferências é o Evento Nacional de Partilha (National Sharing Event) que marca uma etapa final para estas redes URBACT. Este evento foi uma oportunidade para partilhar experiências, ao nível regional e nacional o trabalho em rede, e ainda para alargar a transferência de boas práticas a mais cidades.
Este evento abarcou os cinco tópicos URBACT no contexto do desenvolvimento urbano sustentável: Ambiente, Inclusão, Governança e Desenvolvimento Urbano Físico e Economia.
O Município de Guimarães está incluindo na área do Ambiente através do projeto Tropa Verde, estando no painel com Torres Vedras, Amarante e Águeda.
Relembre-se que o Tropa Verde tem como objetivo recompensar os cidadãos que reciclem, através de uma plataforma, que já se encontra disponível em https://guimaraes.tropaverde.org/ e que brevemente estará online, quando for possível trocar os pontos por produtos ou serviços nos parceiros aderentes, devido aos constrangimentos da pandemia COVID-19.
Assim, sempre que reciclar, ou que entregar no ecocentro os resíduos ou agendar a recolha de um resíduo volumoso em casa adquire pontos. Este projeto é partilhado com mais cinco cidades europeias: Santiago de Compostela, Nice, Pavlos Mela, Budapeste e Opole.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul