Guimarães acolhe quinta edição do 'The Walking Body' com artistas internacionais no Bairro C

Nesta edição, o TWB5 conta com a participação de nove artistas de diferentes nacionalidades, com destaque para Verónica Perales (ES), Soazic Guezennec (FR), Maria Ristani (GR), Geert Vermeire (BE), David Merleau (CAN), Fred Adam (FR), Manuel Miranda Fernandes (PT), Miguel B Duarte (PT) e Natacha Antão (PT), que irão conduzir diversas atividades que exploram o potencial criativo do caminhar na cidade de Guimarães, com especial enfoque no Bairro C.
The Walking Body (TWB5) de 2024 é um encontro internacional dedicado ao "caminhar mais que humano", que se realiza entre 18 a 23 de março, em Guimarães, no Bairro C, com o ponto de encontro na Galeria da Garagem Avenida/Escola de Arquitetura, Arte e Design.
TWB5 prevê a realização de uma semana de walkshops, uma mesa redonda, com apresentação de portfólios dos artistas convidados e uma exposição. Os walkshops ocorrem no Bairro C e têm como ponto de encontro a Galeria da Garagem Avenida EAAD (Av. Dom Afonso Henriques 250); a mesa redonda acontece no dia 18 de março, às 19h00, no Café Milenário (Largo do Toural 47, 4810-225 Guimarães), e será transmitido em directo pelos parceiros walk.listen.create, em https://walklistencreate.org/; a exposição reúne processo e resultados da semana de trabalho, contribuições de participantes e visitantes, e estará patente para visita até 13 de abril, na Galeria da Garagem Avenida.
TWB que se realiza em Guimarães, Portugal, é organizado pelo Laboratório de Paisagem, Património e Território (Lab2PT), em colaboração com Made of Walking/ the Milena Principle e conta com o apoio do Município de Guimarães. Encontra-se inserido no âmbito do WALC - Walking Artists & Local Communities, que recebe o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia e do programa IMPACTA, do Município de Guimarães, sendo o resultado de uma colaboração entre universidades e parceiros culturais na Bélgica, França, Espanha, Grécia e Portugal.
Nesta edição, o TWB5 conta com a participação de nove artistas de diferentes nacionalidades, com destaque para Verónica Perales (ES), Soazic Guezennec (FR), Maria Ristani (GR), Geert Vermeire (BE), David Merleau (CAN), Fred Adam (FR), Manuel Miranda Fernandes (PT), Miguel B Duarte (PT) e Natacha Antão (PT), que irão conduzir diversas atividades que exploram o potencial criativo do caminhar na cidade de Guimarães, com especial enfoque no Bairro C.
O evento, gratuito e aberto ao público, oferece uma oportunidade única para todos os interessados em arte e na prática do caminhar. A participação nas atividades do TWB5 requer inscrição prévia através de formulário próprio disponível aqui.
Qualquer participante com menos de 14 anos deverá ser acompanhada por um adulto responsável.
O projeto artístico e os walkshops TWB desenvolvem-se desde Outubro de 2018 e são organizados por Natacha Antão (EAAD/Lab2PT), Miguel B Duarte (EAAD/Lab2PT) e Geert Vermeire (Made of Walking/WLC).
Conceito "Caminhar mais que humano"
As Walking Arts tornaram-se hoje uma resposta à profunda crise ambiental global que, atualmente, enfrentamos. Caminhar é uma das chaves para contextualizar e aprofundar a nossa compreensão e relação com o planeta vivo em que vivemos e que partilhamos com outras espécies. Não estamos apenas a caminhar no nosso planeta, como seres isolados, como exploradores, mas estamos a caminhar com o planeta. Os sons, os seres vivos, as plantas, a geopoética de cada lugar são fatores que nos ligam a uma Natureza que é experimentada e vivida em cada passo que damos. The Walking Body 5 é sair do tempo e do espaço do ambiente criado pelo homem, entrando numa terra de ninguém da natureza, trazendo-nos de volta ao que era antes e ao lugar onde pertencemos.
O TWB5 é um evento organizado no âmbito do WALC - Walking Arts and Local Communities, com o apoio do programa de cooperação da UE Europa Criativa e do programa IMPACTA, do Município de Guimarães. O WALC reúne 7 organizações em 5 países da Europa, incluindo o walk.lab2pt. O projeto estende-se por um período de 4 anos, de 2024 a 2027, com o objetivo de estabelecer um centro internacional para as artes da caminhada, com sede em Prespa, apoiado por uma plataforma online, alargada com eventos locais e online, explorando coletivamente como as comunidades locais e as artes pedestres se cruzam.
Contactos:
Geert Vermeire (BE) whatsapp - 0032 483 121 133
Miguel Bandeira Duarte (PT) 00351 936 661 579
Natacha Antão Moutinho (PT) 00351 938 611 848
Mais informações em http://walk.lab2pt.net (em atualização)
Notícias relacionadas
-
Teatro Oficina apresenta nova direção artística com Bruno dos Reis ao leme e convida para "a nossa primeira conversa"
Teatro Oficina apresenta nova direção artística com ...
13 Jan 2025 -
Textile Talks destacam inovação e sustentabilidade na indústria têxtil em Guimarães
Textile Talks destacam inovação e sustentabilidade na ...
22 Out 2024 -
Candidaturas ao abrigo do IMPACTA decorrem até às 16h00 de 30 de setembro
Candidaturas ao abrigo do IMPACTA decorrem até às 16h00 ...
25 Set 2024 -
EntrePalcos encerra Verão em Guimarães com aposta na diversidade artística
EntrePalcos encerra Verão em Guimarães com aposta na ...
18 Set 2024 -
Bilhetes para a Cerimónia de Abertura das Comemorações do Património já disponíveis
Bilhetes para a Cerimónia de Abertura das Comemorações ...
18 Set 2024 -
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial em Sintra
Guimarães Representada no IX Encontro Ibérico de ...
16 Set 2024