Abertura oficial do 2.º aniversário da Zona de Couros, Património Mundial, com inauguração do mural “MERGULHO”

Guimarães assinala esta sexta-feira, 19 de setembro, o 2.º aniversário da inscrição da Zona de Couros na lista da UNESCO com a inauguração do mural “MERGULHO”, de Luís Canário Rocha e Ana Duarte, na fachada da UNU-EGOV.
O mural “MERGULHO”, da autoria de Luís Canário Rocha e Ana Duarte, será inaugurado amanhã na fachada do edifício da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), no âmbito das comemorações do segundo aniversário da inscrição da Zona de Couros na lista do Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
A dupla de artistas idealizou uma intervenção mural para uma das áreas do Bairro C. Mais do que uma pintura mural, “MERGULHO” valoriza a interação com os elementos naturais do lugar, em particular o vento e a luz solar. A obra combina pintura, escultura e instalação, oferecendo ao público a perceção de uma criação viva, em constante transformação pela ação da natureza.
Inspirada na antiga indústria de curtumes da cidade, a intervenção evoca as várias etapas do trabalho da pele, desde tingir, secar, lavar até estender, condensando-as num painel que articula memória, matéria e gesto artístico.
Esta inauguração marca o primeiro dia de um fim de semana de celebração, com uma programação plural, diversificada e aberta à comunidade. O programa detalhado do 2.º Aniversário da Elevação da Zona de Couros a Património Cultural da Humanidade da UNESCO pode ser consultado na agenda cultural do Município, em em.guimaraes.pt