Câmara de Guimarães reforça apoio no acesso a medicamentos para munícipes carenciados


Programa ABEM vai contemplar mais 200 beneficiários vimaranenses, num investimento de 20 mil euros assumido pelo Município.
A Câmara Municipal de Guimarães vai alargar a atribuição do apoio aos munícipes carenciados no acesso a medicamentos, no âmbito do “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”, extensivo a mais 200 beneficiários, num custo de 20 mil euros assumido pelo Município.
Este programa, assinado em março de 2018 entre o Município de Guimarães e a Associação Dignitude, tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica, e a sua operacionalização está essencialmente alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas.
Tendo em linha de conta que a adesão a este programa excedeu as expetativas, estando atualmente já atribuídos os 100 cartões iniciais e registando-se 146 pedidos de cartão em lista de espera, foi aprovado em reunião do Executivo Municipal – do passado dia 13 de dezembro — este alargamento a mais 200 beneficiários.
O processo afigura-se muito vantajoso para os beneficiários na medida em que cada pessoa pode, autonomamente, dirigir-se a uma das farmácias aderentes e adquirir a respetiva medicação, sem necessidade de apresentação de orçamentos, e sem tempo de espera. Esta comparticipação na totalidade das necessidades de aquisição de medicação apenas é possível porque fica a cargo do Fundo Solidário ABEM, competindo ao Município a contribuição com 100 euros anuais por beneficiário
Em Guimarães, as farmácias que integram a rede solidária do medicamento são as seguintes: Farmácia Pereira (Alameda S. Dâmaso), Farmácia Horus (Toural), Farmácia Vitória (GuimarãesShopping), Farmácia Santo António (Urgeses), Farmácia Barbosa (Toural), Farmácia São Torcato (Avª São Torcato Mártir), Farmácia Dias Machado (Espaço Guimarães), Farmácia Castilho (Pevidém), Farmácia Nunes de Sá (Fermentões), Farmácia São João de Ponte (Campelos), Farmácia Vieira de Castro (Cruz D’Argola) e Farmácia Avenida (Avª D. João IV) e Farmácia de Gondar (Urbanização do Calvário).
Notícias relacionadas
-
Campanha “1€ abem” Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamentoNotícias Social
Campanha “1€ abem” Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os ...
17 Mai -
Câmara Municipal de Guimarães celebra protocolo com a Associação DignitudeNotícias geraisNotícias Social
Câmara Municipal de Guimarães celebra protocolo com a Associação Dignitude
27 Mar