Enquadramento Geográfico

Possui uma área total de 241,05 km2, distribuídos pelas suas 69 freguesias. É um concelho densamente povoado, com cerca de 160.000 habitantes (prevendo-se atingir os 188.000 habitantes até ao ano 2010) e um dos mais jovens da Europa.
No que se refere à natureza geológica, Guimarães é fundamentalmente ocupada por rochas graníticas, com pequenos afloramentos de xistos a Noroeste e Sueste do concelho. Ao longo dos principais cursos de água (Rio Ave, Vizela e Selho) encontram-se depósitos superficiais recentes constituídos por cascalheiras fluviais e argilas pouco espessas.
Morfologicamente o concelho de Guimarães é, de uma forma genérica, rodeado a noroeste pelos Montes de Outeiro e Penedice, Sameiro e Falperra, a norte pela Senhora do Monte e a sudeste pela Santa Marinha e Santa Catarina (Penha). A sul localiza-se o vale do Rio Vizela; de nordeste para sudoeste, dividindo o concelho, o Rio Ave com o seu extenso vale, e um dos seus afluentes – Rio Selho.
O clima desta região, caracterizado por Invernos frios e chuvosos e Verões quentes e ligeiramente húmidos, com amplitudes térmicas anuais relativamente altas, devido essencialmente à sua disposição geográfica (rodeada por serras e encaixada num vale).
Actualmente, o concelho de Guimarães constitui uma das regiões mais altamente industrializadas do país e, consequentemente, empregadora de abundante mão-de-obra no sector secundário. Já os sectores primário e terciário apresentam uma participação inferior à média nacional. A mão-de-obra disponível é jovem, com forte participação feminina e com uma baixa qualificação.