Câmara de Guimarães define modelo digital para elaborar Carta Educativa
Portal da Educação está a ser criado pela Câmara Municipal de Guimarães e vai abarcar a Carta Educativa do concelho.
A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães revelou esta terça-feira, 9 de outubro, que a Carta Educativa de Guimarães “assentará num modelo digital” através da criação de um portal da educação por forma a manter “um documento - que é estratégico - ativo e atualizado o melhor possível”.
Este anúncio decorreu na reunião do Conselho Municipal de Educação, numa modalidade aberta que, além dos habituais conselheiros, contou com a presença dos Conselhos Gerais das Escolas, Associações de Pais, Juntas de Freguesias, Escolas Profissionais e ainda outras entidades parceiras dos projetos educativos locais.
O planeamento da Carta Educativa assentará num trabalho de cooperação com a rede de escolas de concelho. Adelina Pinto destacou, ainda, a ligação ao Ministério da Educação através dos dados disponíveis no programa E360 que está em implementação. “O Ministério da Educação já está a trabalhar com este programa, onde o Agrupamento da Virgínia Moura é uma escola-piloto, e o Município de Guimarães também pretende desenvolver o seu projeto-piloto a fim de disponibilizar dados reais e, assim, apresentar um documento estratégico na educação para todo o concelho”, apontou Adelina Pinto, ressalvando os cuidados necessários ao abrigo do regime da proteção de dados.
Nesta reunião, muito participada pelo número de pessoas e pelas respetivas intervenções, Adelina Pinto mostrou-se “satisfeita com o caminho feito”, mas alertou para “as dificuldades que estão sempre presentes e importa ultrapassar”, apontando como exemplo o número elevado de escolas, a diversidade de parceiros e muito do enquadramento legal emanado pelo Ministério da Educação.
A Vereadora da Câmara Municipal apresentou os dados alusivos aos vários projetos na componente da Educação. Nota de destaque para a CAF – Componente e Apoio À Família – que este ano estará pela primeira vez no primeiro ciclo, em 29 escolas de Guimarães, com atividades que devem ser em “equidade” no sentido de implementar “um projeto integrador para todas as crianças do concelho”, defendeu Adelina Pinto.
Na sessão que decorreu na Black Box da Plataforma das Artes foi apresentada a ideia e estratégia para a Educação em Guimarães, através do “perfil do aluno” assente num “cidadão de Guimarães para o mundo”. Neste âmbito, estão em curso vários projetos de educação como Pegadas, Educabicla, (Re)Conhecer Guimarães, Antepé, Mais Dois, D.Escolar, Eco Parlamento, Cantânia, Pergunta ao Tempo, entre outros.
Notícias relacionadas
-
Guimarães garante apoio a alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico para o Ano Letivo 2024/2025
Guimarães garante apoio a alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do ...
23 Ago -
Guimarães com 10 alunos vencedores no Desafio Diário do Mocho Dário
Guimarães com 10 alunos vencedores no Desafio Diário do Mocho Dário
04 Jul