Educação e Mediação Cultural d’A Oficina inicia nova temporada em Guimarães
Teatro, formação, visitas, oficinas percorrem nas próximas semanas o CIAJG, o CCVF e a Casa da Memória pela mão do serviço de EMC d’A Oficina
Esta sexta-feira, o Turno da Noite está de volta para uma desafiante visita noturna ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães, à hora em que está encerrado ao público, aos locais em que não é permitida a entrada a pessoas estranhas ao serviço, para ouvirmos histórias sobre peças que não estão expostas. Neste dia 25 de setembro, às 22h00, 22h30 e 23h00 (e às 23h30 numa sessão extra), realizam-se percursos de descoberta às reservas do CIAJG e conhecer os museus que existem dentro do MUSEU.
Logo ao virar da esquina (no dia seguinte e uns metros abaixo na mesma avenida), defrontamo-nos com uma oficina de stop-motion – Vamos fazer um filminho? – na Casa da Memória de Guimarães. A cargo da Zero em Comportamento – Associação Cultural, nesta oficina as crianças vão aprender a fazer uma pequena curta-metragem através da técnica do stop-motion. Os participantes aprendem todo o processo, desde a elaboração de curtas histórias, com personagens e cenários confecionados em plasticina, até a captura e animação das fotografias em software específico no computador. Esta oficina tem sessão marcada às 11h00 e 15h00 do dia 26.
As inscrições para embarcar nestas visitas e oficina têm o custo de 2 euros (para cada atividade) e devem realizar-se previamente através do email mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424716, sendo a lotação máxima de 7 pessoas em cada horário.
O mês de outubro arranca com uma visita orientada à recém-inaugurada exposição Observatório Natural nos jardins do Centro Cultural Vila Flor, transformados recentemente num observatório da biodiversidade de Guimarães, numa parceria que junta Câmara Municipal de Guimarães, Fundação de Serralves, A Oficina e Laboratório da Paisagem. Esta visita acontece às 16h00 do dia 3 de outubro, dando a conhecer neste contexto particularmente atrativo as imagens em exposição captadas pelo fotógrafo Jorge Sarmento, retratando a riqueza das diferentes espécies de fauna e flora da região, encontradas em locais como a Montanha da Penha, o Parque da Cidade, a Veiga de Creixomil, entre outros.
O fim de semana que se seguirá leva-nos novamente ao CIAJG e à CDMG para conhecermos uma criação teatral e participarmos numa oficina de construção de animais com elementos naturais, respetivamente. Deste modo, a 10 de outubro, às 16h00, o público (e em particular as famílias) é convidado a assistir aos Gestos Bravos de Joana Providência, uma coprodução Teatro do Bolhão e A Oficina. Neste projeto teatral, teremos a oportunidade de contactar com díspares tratamentos do nosso planeta (casa), ora pelas mãos daqueles que durante décadas constroem verdadeiras florestas num projeto (cheio) de vida, ora daqueles que no dia a dia constroem gestos displicentes e descuidados, originando um mar de plástico, de espécies desaparecidas, de desflorestação e de alterações climáticas. Os bilhetes para este espetáculo – que nos convoca para a urgência de olhar para o impacto das nossas ações não só no hoje, mas no ontem e no amanhã da nossa vida – estão disponíveis por 2 euros. Esta apresentação é antecedida por uma formação para Professores a decorrer na manhã desse mesmo dia na Sala de Ensaios do CCVF.
Na manhã seguinte (11 de outubro), os Domingos nos Museus marcam o seu regresso à CDMG com a oficina Cabeças de bugalho chocho (Historiocópio), destinada ao público maior de 6 anos de idade. Nesta oficina, a ter lugar às 11hh00 e às 15h00, a Natureza morta (como pinhas, folhas, cascas de árvore, bolotas e bugalhos…) revela-se pronta a ganhar vida e a contar histórias, partindo de elementos da natureza rumo à exploração de novas formas de vida numa construção coletiva onde todos terão um papel ativo e poderão expressar-se livremente. Esta oficina têm igualmente o custo de 2 euros e a inscrição deve realizar-se previamente através do email mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424716, tendo lotação máxima de 7 pessoas em cada horário.
Toda a informação atualmente disponível pode ser encontrada em emc.aoficina.pt e mais (e muitas) novidades estão para surgir brevemente, ao chegar o momento – já no próximo dia 6 de outubro – da apresentação da programação que percorre o espaço temporal de setembro de 2020 a julho de 2021.
Notícias relacionadas
-
Candidaturas ao abrigo do IMPACTA decorrem até às 16h00 de 30 de setembro
Candidaturas ao abrigo do IMPACTA decorrem até às 16h00 de 30 de setembro
25 Set -
EntrePalcos encerra Verão em Guimarães com aposta na diversidade artísticaDestaque Homepage
EntrePalcos encerra Verão em Guimarães com aposta na diversidade artística
18 Set