Estudo prévio sobre estacionamento automóvel na área urbana central de Guimarães

Interessados poderão participar na construção da versão final do documento, que está já disponível na página web da Câmara Municipal e na Divisão de Urbanismo do Município.
A versão preliminar do “Estudo sobre estacionamento automóvel na área urbana central de Guimarães” encontra-se concluída, estando já disponível na página de internet do Município para consulta de todos os interessados que, deste modo, poderão participar na construção da versão final do documento, apresentando sugestões, críticas e propostas, através do endereço <presidencia@cm-guimaraes.pt>. O mesmo estudo será disponibilizado em formato de papel na Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal, onde poderá ser consultado e objeto de esclarecimentos por parte dos Serviços de Planeamento Urbanístico.
O estudo realizado visa promover uma reflexão dedicada e específica ao tema do estacionamento, sem prejuízo de todos outros estudos em curso e realizados, nomeadamente plano de mobilidade, bem como possibilitar a construção de uma ideia analítica e propositiva sobre o estacionamento automóvel nesta mesma área, designadamente, identificando possibilidades de soluções e atuações de modo a, posteriormente, suportar a sua disponibilização geral e realização de uma “discussão pública” sobre o tema do estacionamento automóvel tão alargada quanto possível.
Este estudo ponderou vários cenários plausíveis e possíveis, incorporando o estacionamento automóvel à superfície e aquele em parque subterrâneo, em estrutura edificada existente ou novas estruturas (perspetivadas – como o parque de estacionamento de Camões – ou outras ainda não identificadas), bem como incluindo no trabalho analítico e reflexivo lugares tão emblemáticos e complexos como, por exemplo, o Largo República do Brasil.
Coordenado por técnico com experiência e conhecimento vasto da cidade e suportado por enquadramento geral por especialista na área dos transportes e mobilidade, este estudo afigura-se mais um contributo para informar e formar um processo de alteração do paradigma da mobilidade em Guimarães que, progressivamente, vem ganhando forma e expressão. A participação de todos os interessados apresenta-se importante para o Município, sendo sinal de um território cada vez mais democrático no seu processo de gestão e cada vez mais atento às circunstâncias e exigências atuais de uma cidade competitiva e de um concelho atrativo.